Não categorizado

BMW registra patente de volante para carros autônomos

Volante de carros autônomos da BMW

A montadora alemã patenteou um novo formato de volante, que possivelmente, será usado nos futuros carros autônomos da montadora, veja os detalhes.

Volante de carros autônomos da BMW
Volante de carros autônomos da BMW (Foto: Carbuzz)

Volante futurista da BMW pode ser usado em carros autônomos

A BMW patenteou um volante um tanto quanto diferente no comparativo com os modelos tradicionais. Trata-se de um objeto circular com duas manivelas integradas em forma de L invertido. O mesmo poderá ser usado em projetos de modelos mais futuristas da marca, até mesmo em carros autônomos, aqueles que dispensam a ação humana no controle das funções.

Porém, mesmo sem a necessidade de um condutor, as marcas projetam modelos que volantes integrados, sejam eles retraídos, ou apenas em configurações diferentes. A ação acontece como medida de segurança, caso seja necessário a intervenção humana em algum momento, ou simplesmente por escolha do motorista, que desejar conduzir o veículo.

VEJA TAMBÉM

A patente do volante “diferentão” foi descoberta pelo portal CarBuzz. O modelo em si aparenta ser uma espécie de controle de vídeo game. A falta do tradicional circulo ao redor, deixa a visualização do painel de controle mais clara. O mesmo, é substituído por um par de alavancas de direção, (nome dado à região onde o condutor segura o volante futurista  da montadora).

No entanto, assim como os modelos atuais, o volante desenvolvido pela marca possui alguns controles que ficam à mão do motorista, como os botões do painel de controle, central multimídia e comandos por voz.

Volante de carros autônomos da BMW
Projeto de volante patenteado pela BMW (Foto: CarBuzz)

Leia também: Tudo sobre o Fiat Mobi, Ficha Técnica, Preços e Mais!

Volante futurista pode não ganhar produção

Porém, é importante ressaltar que, o modelo assim como diversos outros projetos automotivos patenteados pode simplesmente não sair do papel. A ação é muito comum entre as montadoras do mercado automotivo, que desenvolvem projetos mirabolantes nunca vistos pelo público em uma versão final.

Inovações da BMW não se restringe ao desenvolvimento de novos volantes

A montadora está decidida em desenvolver diversas inovações. Mais recentemente, a marca divulgou um projeto de carroceira que muda de cor. Durante a CES 2022, maior evento de tecnologia do mundo, a marca alemã apresentou uma tecnologia futura que usa a digitalização para também adaptar o exterior de um veículo a diferentes situações e desejos individuais.

A mudança de cor acontece através do estímulo de sinais elétricos. Dessa forma, a tecnologia traz diferentes pigmentos de cor para a superfície, fazendo com que a carroceria adquira a coloração desejada.

Segundo a marca, “a inovadora tecnologia abre caminhos completamente novos para alterar a aparência do veículo de acordo com as preferências estéticas do motorista, as condições ambientais ou mesmo os requisitos funcionais.”

Uma cor exterior variável também pode contribuir para o bem-estar no interior e para a eficiência do veículo. Isso é feito levando em consideração as diferentes habilidades das cores claras e escuras quando se trata de refletir a luz solar e a absorção associada de energia térmica.

Recentemente, o Garagem360 realizou uma reportagem sobre como a cor da carroceria pode influenciar na temperatura interna do carro, confira: A cor do carro muda a temperatura interna? Fomos pesquisar!

carro que muda de cor
Marca apresenta projeto de carro que muda de cor (Foto: Divulgação)

Com informações: CarBuzz e BMW

Nicole Santana

Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

O post BMW registra patente de volante para carros autônomos apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?