Não categorizado

Carro a diesel em 2021? Tem deputado no mundo da lua!

O deputado federal Kim Kataguiri  (DEM-SP) deve estar no mundo da lua. Ele informa ter apresentado duas emendas à MP 1063, a que trata dos combustíveis. Assista ao vídeo e entenda o caso!

Na primeira, ele sugere permitir nos postos a bomba de auto atendimento (“self-service”) que já existe em todo o mundo. Barateia o combustível pois não exige o frentista. Já se tentou o mesmo no passado, mas sem sucesso, pois a ameaça de desemprego falou mais alto. Hoje são cerca de 40 mil postos com 500 mil trabalhadores. A maioria, de frentistas. Emenda tecnicamente correta, socialmente um desastre. Principalmente em tempos de desemprego nas alturas.

VEJA TAMBÉM:

A segunda emenda é surrealista e o deputado Kataguiri devia estar no mundo da lua ao redigi-la, pois propõe a permissão dos motores diesel em carros de passeio.

Ele está pelo menos 20 anos atrasado, pois talvez não saiba que a proibição existe desde 1976, quando faltavam dólares e diesel no país. Para reduzir sua importação, ele foi permitido apenas em veículos pesados, máquinas agrícolas e jipes. Claro que já foi desvirtuada e as importadoras de veículos “dobraram” o Denatran para aprovar – ilegalmente – o diesel em luxuosos SUVs que não se enquadram na classificação de jipe.

Diesel em decadência

O deputado Kataguiri ignora que, nestes 45 anos, muita coisa mudou. A emenda faria sentido 20 a 25 anos atrás, quando os carros a diesel chegaram a representar mais de 50% das vendas no mercado europeu. Hoje estão em plena decadência e os primeiros a serem proibidos em diversas capitais europeias.

Com sofisticado avanço tecnológico, os motores a gasolina já se aproximam do diesel em termos de eficiência. Além de serem muito mais limpos sob o aspecto de emissões.

Toda a engenharia automobilística mundial está voltada hoje para maior eficiência e menor poluição atmosférica dos veículos. E o combustível fóssil está no topo da lista negra dos inimigos do meio ambiente.

Nem vale a pena defender o carro elétrico pois ele ainda é uma realidade relativamente distante no Brasil. Mas o deputado Kim Kataguiri poderia pelo menos se familiarizar com a evolução do etanol, um combustível mais limpo que a gasolina, já presente em todos os postos do país, que reduz nossos índices de poluição, poderá definir novos rumos em nossa matriz energética e alinhar o Brasil com a evolução tecnológica mundial dos biocombustíveis.

Nissan e Volkswagen já desenvolvem aqui projetos para aumentar a presença do etanol nos tanques de veículos leves e até os pesados, em substituição ao diesel.

Mas eliminar o combustível fóssil, diesel entre eles, não deve ser preocupação de ninguém na lua, onde certamente o deputado Kim Kataguiri deve estar passando uma temporada.

O post Carro a diesel em 2021? Tem deputado no mundo da lua! apareceu primeiro em AutoPapo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?