Não categorizado

Carro do futuro que promete “sugar” poluição; entenda essa história!

Airo é o carro do futuro que promete limpar o ar ao seu redor

Para você, como seria o carro do futuro? Para uma montadora chinesa, além de emitir zero poluentes, ele também deve auxiliar na purificação do ar. E é isso que o Airo, modelo da marca IM Mortos promete. Entenda!

Airo é o carro do futuro que promete limpar o ar ao seu redor
Conceito do carro Airo, é um carro que promete limpar o ar ao seu redor (Foto: Divulgação)

Airo: o carro do futuro que purifica o ar

A marca chinesa IM Motors apresentou no Festival de Goodwod, no Reino Unido, e no Salão de Xangai em abril, o carro conceito Airo. O modelo é um veículo elétrico de zero emissões de poluentes.

No entanto, para a marca isso não basta. Além de não emitir CO2 o modelo também purifica o ar ao seu redor.

Através do para-choque todo conceitual, o carro é capaz de sugar, filtrar e devolvê-lo de forma limpa.

Segundo a montadora, o elétrico Airo é capaz de tirar o equivalente ao tamanho de uma bola de tênis de resíduos do ar por ano. A montadora ainda explica que os projetos para o Airo são mais próximos do que se imagina. A IM motor prevê lançar uma frota de um milhão de unidades do modelo em 2023.

No entanto, o modelo tem causado questionamentos por parte dos especialistas. Isso porque segundo eles, o percentual de purificação é quase que nulo se comparado com o ar ao redor do veículo.

Um novo ambiente para ser usado

Em 2020 o mundo se deparou com um outro problema, a falta de espaços para se trabalhar ou descansar em meio à pandemia do corona vírus. E segundo o designer responsável pelo desenvolvimento do carro, Thomas Heatherwick, o Airo também surge como uma solução para esse problema.

Em entrevista à BBC News, o projetista afirmou que o carro se tornou um espaço a mais quando não está em locomoção. Isso porque o interior do modelo foi projetado como uma sala de estar, com poltronas que viram camas e uma mesa ao centro.

“A covid levantou a questão da crise de espaço. Muitos de nós vivemos em apartamentos e casas e precisamos de mais espaço, de um escritório ou espaço para estudo (…) com um bilhão de carros no mundo que são usados por cerca de apenas 10% do tempo, há espaço para eles se tornarem “imóveis valiosos”. Afirmou o projetista, ThomasHeatherwick.

Airo é o carro do futuro que promete limpar o ar ao seu redor
Conceito do carro Airo, é um carro que promete limpar o ar ao seu redor (Foto: Divulgação)

Configuração autônoma e com motorista

O modelo além de elétrico tem provisões para ter tecnologia autônoma. No entanto, também haverá a possibilidade de contar com um condutor. Dessa forma, o volante na parte frontal do veículo pode ser “escondido” no painel quando não for usado.

Ainda sobre o interior, outro destaque no design do Airo é o teto solar todo envidraçado, assim como outras regiões da lateral do veículo. Essa solução promove a amplitude e enfatiza o conforto dentro do veículo.

Se o conceito realmente ganhar uma versão de produção, o preço de 40 mil libras, algo em torno de R$ 287 mil.

Airo é o carro do futuro que promete limpar o ar ao seu redor
Conceito do carro Airo (Foto: Divulgação)

 

Nicole Santana

Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo, e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe.

O post Carro do futuro que promete “sugar” poluição; entenda essa história! apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?