Não categorizado

Carro na praia: veja 10 cuidados essenciais para o seu veículo

carro na praia

Mesmo com o Inverno e que pandemia da Covid-19 ainda permaneça, com o avanço da vacinação do país e as férias de meio de ano, veículos têm seguido para cidades litorâneas. Com isso, é preciso manter alguns cuidados, a fim de proteger o carro na praia de alguns danos que ambientes de mar podem causar ao veículo.

Confira as dicas!

carro na praia
10 cuidados para manter seu carro protegido em regiões litorâneas. Foto: Pinterest

 

10 cuidados essenciais com o carro na praia

“Todos que moram ou frequentam cidades litorâneas precisam reforçar alguns cuidados com o carro na praia. Isso porque a maresia pode causar diversos danos aos veículos, como corrosão”, fala o CEO da autotech Zul+, André Brunetta.

Assim, preste atenção dos cuidados e dicas dos especialistas da Zul+ para manter seu veiculo protegido em regiões litorâneas.

1 – Cubra o carro com uma capa

A maresia contém partículas de metais. Dessa forma, é muito importante manter as partes metálicas do veículo protegidas, mesmo com o carro esteja na garagem.

Por exemplo, faça isso com lonas impermeáveis. E de tempos e tempos, retire, para não abafar a pintura e não acumular umidade.

2 – Cuidado com riscos no carro na praia

Ainda que o veículo esteja coberto, é possível que a maresia o atinja e cause riscos. Assim, cheque sempre as regiões metálicas do carro.

Dessa maneira, você identifica pontos de ferrugens e até corrosão e pode tomar medidas para que tais problemas não avancem – prejudicando toda a pintura e lataria do auto. Aos primeiros sinais, procure uma oficina de confiança.

carro na praia
Providencie lona para proteger o carro, mesmo dentro da garagem. Foto: AcessóriosCar

3 – Tratar as superfícies metálicas

Aproveite e passe produtos específicos para inibir pontos de ferrugem. Isso costuma ajudar muito na prevenção de corrosão por maresia.

Aplique esta proteção até mesmo as partes metálicas de dentro do veículo.

Aproveite e fique por dentro de todos os cuidados e dicas para proteger seu carro com o Garagem360

4 – Carro na praia precisa de lavagens com mais frequência

Além dos cuidados anteriores, com o carro na praia, capriche na lavagem. O processo ajuda manter o carro higienizado e remove partículas de maresia e outros fragmentos que os ventos marítimos costumam causar.

Não se esqueça, depois da lavagem, de secar nem o carro.

carro na praia
Lave e seque o carro com mais frequência em regiões litorâneas. Foto: Zul+

5 – Areia e sal

Areia e sal não combinam com carros. Portanto, se mantenha atento, pois tais minérios podem danificar não só a parte externa do veiculo, mas também,

o amortecedor e a suspensão do carro.

Para evitar tais danos, faça a manutenção da caixa de direção e dos amortecedores, caso você more ou fique muito tempo em cidades litorâneas. Porém, se for permanecer na praia apenas poucos dias, faça uma vistoria assim que voltar a cidade.

6 – Carro na praia: cuidado com a bateria do veículo

A bateria é uma “vítima silenciosa” da maresia. Pelo fato de os componentes da bateria ficar embaixo do capô do carro, eventuais problemas podem passar despercebidos.

Assim, a solução é a vistoria freqüente, a fim de verificar se as corrosões e se os conectores estão livres de maresia e demais resíduos.

7 – Atenção ao interior do veículo

Além da parte externa, a areia pode entrar no carro. A melhor forma de remover e evitar partículas é aspirando a parte interior do seu veículo a cada dois dias ou sempre que voltar de locais próximos da orla.

carro na praia
Aspire a parte interna do veículo para remover areia e outros resíduos. Foto: Clean cars

8 – Calibre os pneus do carro na praia

Cidades litorâneas costumam ser mais quentes, mesmo no Inverno. Com isso, os pneus podem se desgastar mais rápido, além de perder a calibragem ideal.

Então confira o calibre dos pneus. Além disso, não se esqueça de fazer a calibragem para pegar a estrada de volta.

9 – Ar-condicionado

Obviamente, o ar-condicionado tende a ficar mais tempo ligado no carro na praia, mesmo nas épocas mais frias. Com isso, o filtro fica sujo mais rápido.

Assim, sempre confira a situação dos filtros do ar-condicionado e substitua sempre que preciso.

Ambientes de praia necessitam de trocas mais frequentes do filtro do ar. Foto: Clean car

10 – Selantes para carro na praia

Aqui, a dica é mais útil para quem mora em regiões de praia ou passará muito tempo. Vale apostar em selantes, que não são caros, mas protegem bem o carro da maresia.

Erica Franco

Erica FrancoJornalista por formação, com mais de 15 anos de experiência em redação em geral. Passagens pelo caderno Máquina e Moto Máquina do jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista e site Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros.

O post Carro na praia: veja 10 cuidados essenciais para o seu veículo apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?