Não categorizado

Carros 0 km e a entrega técnica: conheça os seus direitos!

comprar seu novo carro e a entrega técnica

Você sabe o que é entrega técnica? Entenda o processo e saiba que é seu direito ao adquirir um modelo zero quilômetro. Conheça detalhes sobre a entrega técnica de carros 0 Km!

Entenda o que é a entrega técnica
Entrega técnica de carros 0 Km (Foto: Pixabay)  

Entrega técnica de carros 0 Km: saiba o que é!

O termo entrega técnica é usado para designar um serviço realizado pela concessionária. Ao comprar um carro 0 km, o consumidor deve ser informado de todos os detalhes e componentes do veículo, para que o mesmo não sinta dúvidas ao realizar ações com o carro.

Com o passar do tempo, cada vez mais tecnologia está embarcada em nossas vidas, principalmente dentro do veículo. E por muitas vezes, a quantidade e itens e informações pode confundir o novo proprietário, por isso a entrega técnica é tão essencial.

VEJA TAMBÉM

No entendo, segundo a Proteste, Associação sem fins lucrativos para a defesa dos direitos do consumidor, a entrega técnica de um veículo não é apenas importante, ela é considerada um direito seu, e deve ser reivindicado, caso a concessionária não sane as suas dúvidas na hora de te entregar o veículo.

Principais itens que devem ser explicados na entrega técnica

Lembre-se, não saia da concessionária com dúvidas sobre qualquer que seja o funcionamento do veículo. Afinal, seu investimento será alto, e qualquer questão, deve ser esclarecida. Muitas concessionárias atualmente possuem funcionários contratados especificamente para essa função.

Entenda o que é a entrega técnica
Existem funcionários especializados em entrega técnica (Foto: Grupo Sinal)

Airbags

A entrega técnica é considerada importante porque por vezes, detalhes que não são esclarecidos, podem comprometer a segurança tanto do condutor, quanto dos demais ocupantes dentro do veículo, como é o caso dos airbags, por exemplo.

O sistema de segurança pode (e deve) ser desativado em alguns casos, como por exemplo, ao levar uma criança no banco do passageiro. Em casos de acidentes, o sistema pode ser mais um vilão do que um herói. Dessa forma, saber como desligar o airbag do passageiro é essencial e deve ser explicado na hora da entrega técnica. Em geral, basta conectar a chave de ignição em uma fechadura que fica na parte inferior da porta direita.

Travamentos da porta e vidros

Outra questão importante de ser explicada é o travamento das portas e vidros, principalmente quando o consumidor conduzirá crianças dentro do veículo. Parece algo bobo, mas dependendo do carro, o travamento pode acontecer de forma diferente e merece ser explicado.

Travamentos da porta e vidros é importante
Travamentos da porta e vidros. Imagem Ilustrativa

Controle eletrônico de estabilidade e start-stop

Demais itens de auxilio à condução também devem ser explicados, como é o caso do controle eletrônico de estabilidade, controle de subida em rampa, controle de cruzeiro, etc. Além desses, o start-stop, item presente em carros mais completos também merece atenção.

Câmbio automático

Por aqui já falamos da popularidade dos câmbios automáticos, inclusive como a tendência está se popularizando entre os carros considerados mais em conta. No entanto, ainda é comum pessoas ficarem com dúvidas ou até mesmo receosas em um primeiro contato com esse tipo de transmissão.

Além disso, de acordo com a marca e o modelo, o câmbio pode ser bem diferente. Como é o caso de carros que não possuem o tradicional câmbio, mas sim um botão giratório, ou até mesmo, aletas atrás do volante. O Mercedes-Benz Classe E 300 Exclusive é um exemplo de câmbio diferenciado. Confira o nosso teste com o modelo:

 

 

Nicole Santana

Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo, e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe.

O post Carros 0 km e a entrega técnica: conheça os seus direitos! apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?