Não categorizado

Carros 0km serão vendidos em 2022 já com registro no RENAVE; veja

carros 0 Km 2022 RENAVE se estenderá aos veículos 0 km

O RENAVE é um sistema que controla o estoque de veículos, bem como, desburocratiza a transferência de documentação para lojas e concessionárias. Agora, o mesmo também será estendido aos carros 0 km em 2022. Entenda!

RENAVE se estenderá aos veículos 0 km
RENAVE se estenderá aos veículos 0 km (Foto: Pixabay)

RENAVE será estendido aos carros 0 km em 2022

No início do mês de novembro, a Secretaria Nacional de Trânsito, (SENATRAN), realizou um reunião com as Federações e Associação que representam o mercado de distribuição de veículos com o objetivo de apresentar Sistema RENAVE módulo Zero KM.

Segundo o órgão, através dele, a partir do mês de janeiro 2022, todos os veículos zero quilômetro, sairão das concessionárias devidamente registrados no RENAVE. Deste modo, haverá ainda mais integração nacional no que tange a venda de automóveis no país.

VEJA TAMBÉM

“Com a implementação do RENAVE Zero KM, a Senatran dá um importante passo em direção à evolução tecnológica, agregando segurança, confiabilidade, controle e eficiência ao processo de registro de veículos zero quilômetro no Brasil”, afirmou o presidente da Fenauto, Ilídio dos Santos.

A Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), é uma das mentoras e grande entusiasta do RENAVE desde o seu surgimento no que diz respeito aos veículos usados. A entidade acredita que o sistema é essencial para a simplificação de processo e na redução de custos na gestão dos estoques das revendas de todo o país.

“Isso gera, além da redução de custos e simplificação de processo, robustez e equidade ao mercado brasileiro de veículos”, comenta Ilídio dos Santos, presidente da Fenauto.

RENAVE se estenderá aos veículos 0 km
O Sistema facilita o processo burocrático para carros 0 km em 2022 (Foto: Pixabay)

Aproveite e veja também: Renault Sandero 2022 tem preços acessíveis com visual modernizado

Entenda o que é o sistema 

A sigla RENAVE significa Registro Nacional de Veículos em Estoque. Trata-se de um sistema que é o responsável por realizar o controle de estoques, bem como facilitar a transferência de veículos.

Com o mesmo, é possível realizar transferências de carros para as lojas e concessionárias. Dessa forma, ao vender o carro para uma loja, por exemplo, o proprietário assina o CRV para realizar a transferência e a loja emite uma nota fiscal eletrônica do mesmo. Por se tratar de um processo digitalizado, as transações acontecem de forma mais rápida e segura.

Em São Paulo, o sistema começará a valer a partir de 2022 para os carros usados, conforme já apurado pelo Garagem360.

“Nós estamos muito felizes por impulsionar o setor automotivo por meio da digitalização e formalização do registro de veículos. Um grande passo é com o RENAVE, que será implantado a partir de 2022, por meio de uma ferramenta digital específica do Governo. A medida vai dar o próximo passo para melhor controle e formalização dos estoques, e vai facilitar a transferência e o dia a dia dos proprietários de veículos no Estado”, informou a Secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, Patrícia Ellen.

Atualmente, no segmento de veículos seminovos e usados, o sistema já atua de forma definitiva em alguns estados, como Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Espírito Santo, e outros estão em fase de desenvolvimento.

RENAVE se estenderá aos veículos 0 km
Anteriormente, o RENAVE se aplicava apenas aos carros usados (Foto: Pixabay)

 

 

Nicole Santana

Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

O post Carros 0km serão vendidos em 2022 já com registro no RENAVE; veja apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?