Não categorizado

Carros autônomos: revoluções tecnológicas para a próxima década

carros autônomos

O mundo automotivo não para de se reinventar a cada dia. Com o passar dos anos, a tecnologia embarcada nos veículos vem aumentando de forma bastante rápida. E os carros autônomos podem ser o próximo passo.

O uso de assistentes de direção autônoma nunca foi tão comum. Hoje, empresas de tecnologia e fabricantes já fecharam parcerias e lançaram protótipos com a expectativa de transformar a experiência dos donos de carros. E este é um mercado promissor e que pode ganhar vários adeptos nos próximos 10 anos. Pensando nisso, o Garagem360 algumas das revoluções deste mercado a partir de agora.

Audi Skysphere (Foto: Divulgação/Audi)

Carros autônomos: revoluções tecnológicos para a próxima década

Segurança

Segurança (Foto: Pixabay.com)

Uma das principais vantagens de um carro autônomo é que eles podem garantir um bom nível de segurança aos passageiros. Existem pesquisas que dizem que acidentes causados por erro humano podem chegar a 95%. Mas nos próximos anos este número pode diminuir drasticamente.

Alguns projetos e sistemas já existentes podem explicar melhor. Veículos mais completos já oferecem sistemas de monitoramento e de assistência. Dentre eles, podemos destacar o controle de cruzeiro adaptativo, sistema de frenagem pré-colisão, alerta de mudança de faixa, detector de ponto cego e entre outros.

Sem falar do LiDAR. Ele é feito pela empresa Argo AI. Este recurso usa sensores e luzes capazes de fazer o monitoramento do trânsito a grandes distâncias (podem chegar a até 400 km). A Volvo é uma das marcas que irá apostar no sistema.

Experiência a bordo

carros autônomos
MINI Vision Urbanaut (Foto: Divulgação/MINI)
MINI Vision Urbanaut (Foto: Divulgação/MINI)

Outro ponto que os carros autônomos irão revolucionar é a experiência. Algumas pessoas acreditam que no futuro, o estilo ou a marca do carro não serão as coisas mais importantes para as pessoas. O protagonista passará a ser o conforto oferecido pelo modelo.

Um dos exemplos mais notáveis é o carro conceito Vision Urbanaut. Apresentado recentemente, o protótipo da MINI mostra a visão da marca para o futuro da mobilidade. Esta van traz consigo a abordagem “amor analógico, conexão digital”. Seu interior é bastante semelhante a de uma sala de estar. Outro destaque é o “Momentos MINI”.

Leia mais: Sabe como funcionam os carros autônomos? Descubra aqui!

E como estamos falando de inovações, a conectividade não poderia ficar de fora. Os últimos lançamentos mostram que os carros estão trazendo sistemas de informação e entretenimento cada vez mais completos. E essa experiência pode ficar mais interessante no futuro, como no Audi Skysphere.

Este protótipo de luxo vem com duas telas no painel. De acordo com a montadora alemã, os ocupantes poderão curtir seus serviços de streaming e até fazer videoconferências. Sem falar que exista a possibilidade da própria fabricante oferecer opções personalizadas exclusivas (concertos, eventos esportivos e outros).

Zero emissões

carros autônomos
Carros elétricos (Foto: Ernest Ojeh/Unsplash.com)

Um trânsito mais limpo está no plano de vários governos. As marcas também estão se movimento e divulgando seus planos para o futuro. No futuro, teremos bastante carros elétricos e movidos a hidrogênio. E a chegada dos carros autônomos podem também contribuir para isso. Afinal, eles possuem motores eletrificados.

Serviços

carros autônomos
Carro autônomo da Zoox/Amazon (Foto: Divulgação/Zoox)

Um setor que também pode se beneficiar é o de serviços. Isso porque já existem projetos com este objetivo. Os “Taxi-Robôs” podem ser um deles. Já existem vários projetos deles, como os feitos pela Cruise (empresa da General Motors), pela Zoox (da Amazon) e a Motional (da Hyundai).

Outra área importante que pode ganhar carros autônomos é a de entregas. Por fim, a chegada dos carros autônomos podem fazer com que dois setores já existentes cresçam. Estamos falando dos aplicativos de transporte (ride-hailing) e do compartilhamento de carros (car sharing). Hoje, eles são as melhores opções para aqueles que querem economizar dinheiro e mais tranquilidade.

(Com informações de Automotive Business e Canal Tech)

 

Pedro Giordan

Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde abril de 2021. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

O post Carros autônomos: revoluções tecnológicas para a próxima década apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?