Não categorizado

Carros elétricos no Brasil: vendas batem recorde em 2021; veja dados

Carros elétricos

Pegando o caminho contrário de outros setores, o mercado de veículos elétricos vem apresentando bons números nos últimos meses. E quem mostra isso é um relatório divulgado pela Anfavea. De acordo com ele, a venda acumulada de carros elétricos nestes primeiros dez meses já ultrapassou o número total de vendas em 2020. Do mesmo modo, a comercialização de carros híbridos também cresceu.

Carros elétricos
Renault Zoe (Foto: Divulgação/Renault)

A venda acumulada de Carros elétricos no Brasil já é 125,3% maior que o fechamento de 2020; veja dados

A pesquisa foi divulgada pela Associação Nacional dos Fabricantes de Autoveículos (Anfavea) na última semana e traz diversos dados do setor automotivo do Brasil. E ela trouxe que foram comercializados até o mês de outubro 1.805 carros que possuem motores 100% elétricos. Este número foi 125,3% maior que o registrado em todo o ano passado. Durante os doze meses de 2020, este setor registrou apenas 801 veículos vendidos.

Carros elétricosCarros elétricos
Fiat 500e (Foto: Divulgação/Fiat)

Ou seja, contando apenas estes primeiros dez meses, já é possível dizer que o ano de 2021 será o ano com mais veículos (automóveis de passeio + comerciais leves) vendidos na história. Isso mostra que os brasileiros já estão aderindo a essa nova tecnologia. E sem falar que o ano de 2021 foi marcado por vários lançamentos importantes.

O mesmo acontece no mercado de carros híbridos. Até o momento, foram comercializadas 25.135 unidades entre janeiro e outubro. O ano de 2020 fechou com 18.944 carros equipados com um sistema híbrido comercializados. Ou seja, podemos considerar que houve um crescimento considerável neste quesito. Juntando as duas categorias, as vendas já representam 1,7% de todas as vendas no Brasil – foram 26.940 unidades vendidas.

Veja também: Tudo sobre o VW Gol 2022, um dos carros mais econômicos do Brasil!

Carros elétricos
JAC iEV350T (Foto: Divulgação/JAC)

Um outro ponto importante da pesquisa é a comercialização de caminhões e ônibus instalados com tecnologias renováveis. De acordo com a Anfavea, foram vendidos até o momento 67 veículos que fazem o uso de gás natural e 157 veículos movidos à eletricidade.

Um ano de grandes lançamentos

JAC E-J7 (Foto: Divulgação/JAC)

Tanto a oferta quanto a procura por carros elétricos cresceram nos últimos tempos. E em 2021, não está sendo diferente. No caso das vendas, você, amigo leitor, pode ver acima que existe a possibilidade de bater um recorde. Já com relação aos lançamentos, o esforço das marcas em mostrar novidades já diz que o mercado de carros elétricos é bastante  promissor. E tivemos bastante carros novos chegando este ano.

Já a  JAC mostrou três carros. Estamos falando do compacto E-JS1, do SUV médio E-JS4 e do sedã E-J7. Outros três lançamentos representam a categoria dos hatches: Fiat 500e, Peugeot 208 e-GT e o MINI Cooper S E. Sem falar do novo Renault Zoe. Até mesmo um carro de alto desempenho foi apresentado no Brasil durante o ano de 2021. Estamos falando do Audi RS e-tron GT. Este carro tem um motor que gera 646 cv (com a função overboost).

Algumas destas novidades estiveram presentes no 16º Veículo Elétrico Latino-Americano, realizado neste ano. Veja abaixo o vídeo do Garagem360 sobre o evento.

Já o Toyota Corolla Cross com o sistema híbrido-flex foi a principal novidade entre os híbridos. Novos caminhões e ônibus elétricos também foram apresentados. A VW apresentou o e-Delivery. Já a JAC mostrou o pequeno iEV350T

Ônibus elétrico da BYD (Foto: Divulgação/BYD)

Agora, pensando no transporte de passageiros, novos ônibus elétricos da BYD começaram a rodar em São José dos Campos-SP e Rio de Janeiro-RJ. Na cidade do interior paulista, foram os primeiros ônibus articulados do Brasil.

Com informações de InsideEVs e Anfavea

Pedro Giordan

Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

O post Carros elétricos no Brasil: vendas batem recorde em 2021; veja dados apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?