Não categorizado

Carros usados estão mais caros em 2021; confira o aumento

Carros usados estão mais caros em 2021; confira o aumento

De acordo com levantamento da KBB, carros usados encarecem mais de 13%, no primeiro semestre do ano. Saiba mais sobre esse aumento!

carros usados
Usados: aumento de 13,04%. Foto: Finances

 

Usados aumentam 13,04%

Conforme levantamento da KBB (Kelley Blue Book Brasil) – empresa especializada em pesquisas de veículos novos e usados – o primeiro semestre de 2021 fechou com um aumento de 13,04% no preço dos usados. No caso, em relação ao mesmo período de 2020 .

Além disso, de acordo com a mesma pesquisa, considerando os usados, os carros “mais velhos” apresentaram a maior alta de preços no período analisado: 15,01%. Assim, uma elevação acima da média.

O levantamento da KBB mostra, ainda, que  todos os anos modelos pesquisados, de 2011 a 2017, sofreram aumentos de preço acima de 10%.

carros usados
Fonte: KBB

Também, os números do levantamento mostram que os seminovos (com até três anos de uso) reforçam a valorização dos carros usados em 2021. Por exemplo, no primeiro semestre do ano, a variação acumulada dos quatro anos modelos enquadrados nesta categoria foi de 9,75%. Enquanto isso, o ano modelo 2018 foi o que obteve a maior média de reajuste: 12,18%

carros usados
Fonte: KBB

Já segundo a Fenauto, a média diária de vendas de veículos usados (o que inclui pesados e motos) totalizou 59.037 transações, no primeiro semestre de 2021. Assim, um aumento de 7,8% em relação às 54.768 do primeiro semestre de 2019 – ano em que ainda não havia a pandemia da Covid-19.

Mais de 5,4 milhões de veículos e carros usados já foram vendidos no primeiro semestre de 2021

Entre janeiro e junho de 2021, já foram comercializados mais de 5,4 milhões de automóveis e comerciais leve usados no Brasil. enquanto isso, no caso dos carros novos, os aumentos monitorados pela KBB mostram uma variação média de 4,28% (de janeiro a junho de 2021)

Fonte: KBB

Aproveite e confira dicas para fazer bons negócios com o seu usado

Feirão de usados e seminovos. Foto: Diário de Manuas

A KBB ainda mostra que, no primeiro semestre de 2021, a variação nos preços dos veículos 0 km aponta uma pressão maior dos valores de modelos ainda fabricados pelas montadoras. No caso, na comparação com o movimento dos carros novos de estoque.

De acordo com a KBB, tal visão pode se confirmar pelo índice de aumento significativamente acima da média dos modelos 2022, ou seja, passando dos 7,5% de acréscimo. Assim, demonstrando que os custos de produção ainda impactam os carros novos no mercado.

Enquanto isso, modelos 2021, que passaram por substituições ao longo do semestre além de modelos 2020 e 2019, mostraram preços estáveis. Por exemplo, a partir de junho percebe-se estagnação de preços, conforme aponta a Fenabrave. Assim, registrando uma queda de -3,31% nas vendas no mês.

 

Erica Franco

Erica FrancoJornalista por formação, com mais de 15 anos de experiência em redação em geral. Passagens pelo caderno Máquina e Moto Máquina do jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista e site Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros.

O post Carros usados estão mais caros em 2021; confira o aumento apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?