Não categorizado

CNH 2022: veja o que muda para os motociclistas

CNH 2022

Uma notícia importante para motoristas e motociclistas de todo o Brasil. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH 2022) terá novidades partir de junho de 2022. As mudanças foram regulamentadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) na última segunda-feira (27/12). Dentre elas, destaque para o novo design. Os motociclistas também devem prestar atenção, visto que algumas mudanças também acontcerão para quem pilota motos.

CNH 2022
Foto: Divulgação/Honda

CNH 2022: veja o que muda para os motociclistas

Todas as novas regras estão na Resolução nº 886. Ela foi publicada pelo próprio órgão no dia 13 de dezembro. De acordo com ela, as mudanças entrarão em vigor no do 1º de junho. A principal mudança no documento é o seu visual. Agora, ele virá com mais informações sobre o condutor e sobre o veículo. Na parte da frente, por exemplo, ela terá uma identificação para saber se a carta é provisória (letra P) ou definitiva (letra D).

CNH 2022
Foto: Contram

Sem falar que o esquema de cores também está um pouco diferente do modelo atual. As mudanças na CNH 2022 afetam tanto motoristas de carros quanto motociclistas. No segundo caso, duas novas categorias foram adicionadas. Uma delas é a ACC. No caso, o condutor que possuir esta opção está autorizado a conduzir ciclomotores. Hoje, é necessário uma autorização separada para conduzir modelos de até 50cc e 50 km/h.

Uma categoria que também foi adicionada foi a A1. Esta sigla quer dizer que o motorista pode conduzir motos de até 125cc. No entanto, vale ressaltar que existem restrições de potência e velocidade. A categoria estará mercada no verso da carteira de habilitação. Novidade com relação ao modelo atual. Outras variações também estão marcadas, como B1, C1 e entre outro. Claro, as categorias tradicionais também estarão lá.

Aproveite e veja também: Renault Sandero 2022 tem preços acessíveis com visual modernizado

CNH 2022
Foto: Divulgação/Honda

Lembrando que, de acordo com o Contran, as categorias ACC e A serão excludentes. Isso signifca que uma pessoa não pode se habilitar nestas duas categorias ao mesmo tempo. Ainda deve ser publicado pelo Contram todos os critérios que as pessoas devem ter para ser habilitado em cada categoria.

Restrições médicas

A nova carteira também traz uma área específica para colocar as restrições médicas. Elas serão marcadas em códigos. Veja aqui algumas importantes (Código na CNH e texto originial):

  • EAR = Exerce aitividade remunerada
  • A = Obrigatório o uso de lentes corretivas
  • B =  Obrigatório o uso de prótese auditiva
  • M = Obrigatório o uso de motocicleta com pedal de câmbio adaptado
  • N = Obrigatório o uso de motocicleta com pedal de freio traseiro adaptado
  • O = Obrigatório o uso de motocicleta com manopla do freio dianteiro adaptada
  • P = Obrigatório o uso de motocicleta com manopla de embreagem adaptada
  • Q = Obrigatório o uso de motocicleta com carro lateral ou triciclo
  • R = Obrigatório o uso de motoneta com carro lateral ou triciclo
  • S = Obrigatório o uso de motrocicleta com automação de troca de marchas
confira os detalhes da revisão da moto antes de aproveitar as férias
(Foto: Pixabay)

Outros detalhes da CNH 2022

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH 2022) é um dos documentos mais importantes que um motorista pode ter. Ela traz a frase “Permissão para dirigir” em inglês e em francês. A troca para o novo modelo não será necessário neste momento. As pessoas tirarem a primeira habilitação, fizerem a renovação, ou tirarem a segunda via após o o dia 1º de junho já receberão automaticamente. Vale ressaltar a presença do QR Code no lado interno (atrás das parte verde).

 

Pedro Giordan

Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

O post CNH 2022: veja o que muda para os motociclistas apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?