Não categorizado

CNH Social: mais de 5 mil habilitações gratuitas; veja como participar!

Detran de Goiás abre vagas para o CNH Social

O CNH Social é um programa do Detran de Goiás e visa disponibilizar mais de cinco mil habilitações para pessoas de baixa renda, entre elas, pessoas de zona urbana, rural e de baixa renda. Veja como funciona e como participar.

Detran de Goiás abre vagas para o CNH Social
O programa tem mais de cinco mil vagas disponíveis (Foto: Detran-GO)

CNH Social: O que é e quem pode participar?

O Programa CNH Social tem o objetivo de possibilitar às pessoas de baixa renda a obtenção gratuita da primeira Carteira Nacional de Habilitação – CNH, categorias A ou B, bem como, a adição das categorias A ou B e a mudança de B para D.

O programa tem como público estudantes com idade entre 18 e 25 anos que cursaram integralmente o ensino médio em escola pública do estado de Goiás e pessoas residentes em zona urbana ou rural com idade superior a 18 anos.

Além dessas duas categorias, para participar deste programa o interessado  deve residir no estado de Goiás e estar cadastrada nos Programas Federais do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Detran de Goiás abre vagas para o CNH Social
Só podem participar moradores do estado (Foto: Freepik)

Veja também: Hyundai Creta 2022, Preços, Test Drive, Foto e Mais!

Como se inscrever no programa CNH Social?

Todo o processo é feito através do site do Departamento de Trânsito do estado de Goiás. Primeiro, o interessado deverá informar os dados pessoais de acordo com a modalidade da CNH escolhida (estudantil, urbana e rural).

A próxima etapa contempla as informações pessoais, bem como o nome, NIS, CPF, data de nascimento, e-mail, telefone, identidade, município e sexo. Após todos os campos preenchidos, o candidato deverá aceitar o termo de responsabilidade. Após finalizar a inscrição, um comprovante será gerado. É importante guardar o mesmo para futuras comprovações.

É válido destacar que, para a modalidade CNH Estudantil o candidato deverá preencher o nome e o nome da mãe de acordo com o cadastro da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC).

O Detran de Goiás ainda esclarece que, as informações fornecidas na inscrição é de responsabilidade do candidato. Além disso, toda e qualquer informação incorreta ou incompleta implica na desclassificação do mesmo para o programa. E por fim, as informações do candidato serão verificadas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Mais de cinco mil habilitações gratuitas disponíveis

Ao todo, o Detran de Goiás disponibilizará 5.010 vagas para o programa CNH Social. Para os interessados, as inscrições estarão disponíveis até o dia 18 de outubro. A primeira lista de chamada será divulgada dia 25 de outubro.

Caso haja a desistência e desclassificação dos candidatos classificados, haverá uma segunda lista divulgada no dia três de dezembro. O processo se encerra em janeiro de 2022.

Quem for contemplado não pagará a taxa de inclusão no Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach), a Licença de Aprendizagem de Direção Veicular, e nem a prova teórica e o exame prático. Além disso, com o CNH Social, o candidato terá a oportunidade de realizar até três tentativas da prova de graça.

Do total das 5.010 vagas, 5% delas, serão destinadas para candidatos com deficiência. Para eles, os exames médico e psicológico, bem como o toxicológico exigido para categoria profissional são gratuitos.

Detran de Goiás abre vagas para o CNH Social
5% das vagas serão destinadas a pessoas com deficiência (Foto: Freepik)
Nicole Santana

Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo, e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe.

O post CNH Social: mais de 5 mil habilitações gratuitas; veja como participar! apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?