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Conheça o incrível caminhão Kenworth movido a turbina da Boeing

Alguns meses atrás, o AutoPapo publicou uma reportagem sobre o Ford “Big Red” caminhão-conceito da marca norte-americana que tinha uma turbinas a gás.

Porém antes de a Ford ter tal ideia, a fabricante de caminhões Kenworth e a fabricante de aviões Boeing desenvolveram um modelo que não ficou só no “conceito”. Vamos entender essa história.

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Com o fim da Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945), a Boeing começou a diversificar em seus serviços e produtos, um esforço pós-guerra que muitas empresas fizeram. Assim, a Boeing começou a produzir um pequeno motor, baseado nos de avião, porém bem menor.

Na verdade a fabricante de aviões já tinha alguns projetos encomendados pela Marinha registrados em 1943, e após diversos modelos, em 1950 ela juntamente com a Kenworth, no qual ela já tinha parcerias, testaram o primeiro motor.

O motor, uma turbina a gás, gerava 175 cavalos, pesava apenas 90,7 kg contra as 1,2 tonelada do motor convencional a diesel. Outra vantagem é que ele ocupava apenas 13% do volume total do motor a diesel.

Para realizar os testes, o Kenworth movido a turbina realizou uma viagem do Canadá ao México. Depois, ele realizou mais algumas viagens, porém fazendo um percurso das cidades de Seattle, no estado de Washington, até Los Angeles, na Califórnia. Aí começaram alguns problemas.

De acordo com o que se conhece hoje, o Kenworth não tinha torque e sua aceleração era baixa. Além disso, a embreagem sofria bastante com o motor. Outro problema é que o caminhão a turbina era bem lento: quando comparado a um modelo com motor diesel, ele demorava entre 4 a 5 horas a mais para percorrer o mesmo trecho.

Por mais que, naquela época, não houvesse uma preocupação grande com o meio ambiente, a alta quantidade de gases que Kenworth a turbina produzia também prejudicou o projeto e como o último prego no caixão, o alto consumo de combustível, que era de 0,4 km/l.

Uma versão com motor a diesel era usada como comparativo
Diferença de tamanho entre a turbina e o motor

Se por um lado a Kenworth desistiu da ideia de ter um caminhão com a turbina a gás, a Boeing não desistiu da ideia e chegou até mesmo a desenvolver com a American-LaFrance, empresa especializada na construção de caminhões de combate a incêndios, um modelo equipado com a turbina a gás.

american lafrance
Modelo da American LaFrance era um 1961 série 900

Ao todo três caminhões foram construídos e enviados para o trabalho do dia-a-dia, mas, com o tempo, outros problemas foram surgindo, entre eles o alto custo da manutenção. Para qualquer problema, era necessário solicitar um mecânico da Boeing, que teria que voar até o caminhão, tornano o custo da manutenção proibitivo. Por fim, a turbina a gás foi trocada por um motor a diesel convencional.

Ao longo da história, outras montadoras de caminhão tentaram usar as turbinas a gás no lugar dos motores a diesel como por exemplo o Chevrolet Turbo Titan III, Ford WT-1000D, Leyland Gas Turbine e até mesmo a montadora da Russia krAZ já tentou um modelo do tipo porém nenhum deles vingou.

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