Não categorizado

Conheça o novo hipercarro da Peugeot com motor híbrido

hipercarro da Peugeot

Levar a experiência das pistas paras ruas é bastante comum no meio automotivo. Além de conquistar títulos, as marcas usam as competições para testar novas tecnologias. E esse será o trabalho do novo hipercarro da Peugeot. Chamado de 9X8, o bólido irá disputar o Campeonato Mundial de Endurance da FIA. Um de seus grandes atributos é o poderoso motor híbrido.

Covo hipercarro da Peugeot 

Os franceses irão disputar a famosa “24 Horas de Le Mans” após 11 anos. O novo 9X8 Hypercar chega para ser o sucessor de dois veículos vencedores: o 905 e o 908. E ele está preparado para a vitória.

Foto: Divulgação/Peugeot

De acordo com a montadora, o bólido deve perpetuar a tradição da marca no automobilismo mundial. Ela também conta que a junção das equipes de Design e de Engenharia da Peugeot (e da Peugeot Sport) foi vital para a exploração de novas soluções aerodinâmicas e de estilo.

E parece que os objetivos vão além disso. Além da esportividade e da eficiência, o 9X8 oferece também um know-how tecnológico que pode ser usado em veículos produzidos em série.

Foto: Divulgação/Peugeot

“Testaremos durante a competição o sistema de hibridação e as tecnologias relativas à redução do consumo de combustível – portanto, das emissões de CO2 – que desenvolvemos atualmente para nossos veículos de série. É um grande orgulho para nossas equipes da PEUGEOT Sport ver suas pesquisas aplicadas nos carros da nossa gama. Para nossos clientes, esse laboratório chamado Le Mans é uma garantia da qualidade de nossos veículos. “, diz Linda Johnson (Diretora Geral da Peugeot) em comunicado.

Foto: Divulgação/Peugeot

Olhando para as fotos, dá para perceber algumas características bastante parecidas com a nova geração de veículos de ruas. Seu conjunto ótico (dianteiro e traseiro) traz três barras de luzes de cada lado no formato de garras de leão. Ao centro da grade frontal está seu novo logotipo. Outros detalhes que chamam a atenção são as rodas, as laterais sóbrias, as aberturas de ventilação e os retrovisores. Já o interior foi concebido usando o conceito i-Cockpit.

Cadê o aerofólio?

Na traseira, uma característica diferenciada. Sabe aquele aerofólio, que é bastante comum em carros de corrida? Então, no Peugeot 9X8 ele não estará presente.

Foto: Divulgação/Peugeot

Em um comunicado enviado à imprensa, o diretor técnico do Programa WEC da Peugeot Sport Olivier Jansonnie explica que os cálculos e as simulações mostraram que o carro pode ter um bom desempenho sem a peça. Enquanto isso, Jean-Mar Finot (diretor da Stellantis Motorsport) diz que a ausência do aerofólio indica uma inovação importante.

Conjunto mecânico

Um dos principais atributos do hipercarro da Peugeot é o sistema híbrido. Desenvolvido pela divisão esportivo da marca, o propulsor V6 2.6 bi-turbo que gera 680 cv (500 kW) irá equipar o eixo traseiro. O conjunto mecânico ainda é formado pela transmissão sequencial de sete velocidades e tração nas quatro rodas.

Enquanto isso, no eixo dianteiro, está o motor elétrico de 200kW. Ele é alimentado por baterias de alta densidade com capacidade para 900 volts.

Histórico vencedor

A volta de um vencedor. Em 1992 e 1993, o Peugeot 905 venceu a corrida com as cores da Peugeot Talbot Sport.

Já em 2009, uma dobradinha do Peugeot 908 HDi. Enquanto o carro da Peugeot Sport Total passou em primeiro lugar, a equipe Team Peugeot Total chegou na segunda posição. Vale lembrar que a primeira tinha dois pilotos com bastante experiência na Fórmula 1: o espanhol Marc Gené e o austríaco Alexander Wurz.

Foto: Divulgação/Peugeot

Por fim, para a próxima competição, alguns nomes conhecidos estarão a bordo do hipercarro da Peugeot. Kevin Magnussem, por exemplo, disputou a temporada passada da Fórmula 1 pela Hass F1. Paul Di Resta e Jean-Éric Vergne também já se aventuraram na principal competição da FIA. Loïc Duval, Mikkel Jensen, Gustavo Menezes e James Rossiter também irão dirigir o 9X8.

Pedro Giordan

Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde abril de 2021. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

O post Conheça o novo hipercarro da Peugeot com motor híbrido apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?