Não categorizado

Dá para se livrar do automatizado?

Surgem às vezes na indústria automobilística umas novidades não devidamente testadas e que depois geram dor de cabeça para fábricas, concessionárias e proprietários.

Uma delas foi o câmbio automatizado que equipou milhares de automóveis fabricados no Brasil (Dualogic, Easytronic, I-Motion…) e tantos foram os problemas que os fabricantes já o abandonou.

Muitos donos, cansados de tanto visitar a oficina, questionam se podem substituir o câmbio automatizado pelo manual. Mecanicamente não é muito complicado pois o automatizado, exceto o Powershift da Ford, utiliza a mesma caixa com câmbio manual de marchas. A diferença está na eletrônica que não só passa as marchas como aperta o – inexistente – pedal de embreagem.

VEJA TAMBÉM:

A parte mecânica resolve-se colocando a alavanca de câmbio original e o pedal da embreagem. O problema maior é a parte eletrônica, pois a central do carro está programada para cambiar as marchas e terá que ser reprogramada ou substituída. Mas aí vem o terceiro – e grave – problema: o financeiro…

O post Dá para se livrar do automatizado? apareceu primeiro em AutoPapo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?