Não categorizado

DETRAN orienta como proceder com a instalação do Kit GNV na Bahia

Como instalar o Kit GNV

Como instalar o Kit GNV
Kit GNV pode ser uma saída para a alta dos combustíveis (Foto: Divulgação)

Com a alta descontrolada dos combustíveis, muitos condutores buscam novas soluções para conter o gasto desenfreado. Entre as soluções, está a conversão de veículo para utilizar o Kit GNV. Confira o processo para realizar a conversão no estado da Bahia.

Até setembro de 2021, o Detran-Ba registrou a modificação para o kit GNV em mais de 27 mil carros de passeio, utilitários e microônibus, em todo estado, contra cerca de 5 mil veículos em 2020 e pouco mais de 1.300 automóveis em 2019.

Como instalar o GNV na Bahia

Com a elevação dos preços da gasolina e do álcool, muitos condutores buscam oficinas especializadas para a instalação do chamado Kit Gás Veicular, que permite a utilização do gás GNV como combustível. No entanto, as modificações que alteram as características de fábrica do veículo, exigem atenção especial e autorização do Departamento Estadual de Trânsito do estado.

VEJA TAMBÉM

O Detran-BA explica que para carros de passeio, é permitida a alteração do combustível de fábrica, de gasolina para álcool e vice-versa, transformar para modelo flex ou adaptar para GNV.

Para utilizar o Kit GNV, o condutor deve seguir algumas etapas e a primeira delas é agendar a alteração veicular na Rede SAC, através do app ou pelo site do Departamento de Trânsito da Bahia.  

 

Como instalar o Kit GNV
O primeiro passo é agendar a conversão no SAC do Departamento de Trânsito da Bahia (Foto: Divulgação)

Em seguida, escolher uma das oficinas credenciadas ao Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), instalar o Kit e levar o carro para ser inspecionado no Instituto, responsável pela emissão do Certificado de Segurança Veicular (CSV). Esse, tem uma validade de doze meses.

Por fim, agendar no SAC do Detran uma vistoria para validar a alteração veicular, no Detran-BA ou em oficinas credenciadas. Apenas após a vistoria e comprovação da alteração segura, é que será efetivado o registro da conversão, incluindo a informação de combustível gás no documento do veículo.

As etapas são indispensáveis para garantir a segurança do processo de alteração das características originais do veículo”, enfatiza o coordenador de fiscalização do Detran-BA, André Borges. E os cuidados não acabam após o condutor conseguir a regularização do documento. “É essencial estar atento ao prazo de renovação do cilindro de gás. O certificado emitido pelo Ibametro tem validade de 12 meses e a manutenção do sistema é de responsabilidade do usuário”.

Leia também: Tudo sobre o Fiat Mobi, Ficha Técnica, Preços e Mais!

Kit GNV pode durar até 20 anos

O Departamento de Trânsito da Bahia ainda informa que a importância da manutenção garante a segurança, principalmente dos passageiros, já que um kit GNV chega a durar até 20 anos. Para evitar acidentes causados por danos ou corrosão do equipamento, as avaliações periódicas a cada cinco anos são obrigatórias.

Circular com GNV fora dos padrões de segurança é infração grave, com cinco pontos na carteira de habilitação, multa de R$ 195 e remoção do veículo.

Como instalar o Kit GNV
Se a manutenção acontecer de forma correta, o Kit GNV pode durar até 20 anos (Foto: Divulgação)

 

Nicole Santana

Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo, e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe.

O post DETRAN orienta como proceder com a instalação do Kit GNV na Bahia apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?