Não categorizado

Detran-RJ oferece mais serviços online para a população; confira!

Detran-RJ

Através de parceria, o Detran-RJ oferece serviços online. Entre eles, a utilização do WhatsApp para consultar débitos de trânsito e realizar pagamentos de multas e impostos com o PIX. Ou, ainda, parcelando em até parcelas de 12 vezes no cartão de crédito.

Detran-RJ
Foto: Detran RJ

Novos serviços disponibilizados pelo Detran-RJ

Para facilitar e gerar mais acessibilidade para a população carioca, o Detran-RJ através de parceria com a Zapay – startup especializada no parcelamento de débitos e na desburocratização dos processos de pagamentos – disponibiliza agora serviços de pagamento online através do WhastApp.

“No Rio de Janeiro existem cerca de 1,8 milhões de condutores. Em uma praça tão grande, ofertar um serviço eficiente e seguro para o parcelamento de débitos é muito importante”, destaca o CEO da Zapay, Callebe Mendes, que enfatiza a necessidade do uso de tecnologias para facilitar as formas de pagamento disponibilizadas para a população.

Pagamento de débitos através do WhastApp  

Para ter acesso aos serviços disponibilizados, os condutores deverão entrar em contato com o Detran-RJ pelo Whatsapp através do número +55 (11) 4949-5983. Após o primeiro contato, a startup solicitará a placa e o Renavam do veículo.

Através dessas informações, o sistema disponibilizará a lista de débitos e com o motivo. Além disso, o valor e a data de vencimento de cada um deles.

Detran-RJ
Mulher com o logo do WhatsApp (Foto: Freepik)

O usuário poderá optar por pagar um ou mais débitos. Assim, ao finalizar o processo ele receberá os comprovantes de pagamento pelo próprio WhatsApp. No entanto, se não quiser pagar, poderá deixar o número salvo para novas consultas.

Os valores poderão ser quitados à vista através de Pix, ou parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito. Os serviços estão disponíveis também pelo site do Detran-RJ. O órgão ainda informa que o processo é totalmente automático e sem intervenção manual.

Veja o passo a passo para realizar a consulta ou pagamentos de débitos

  • Envie mensagem diretamente pelo celular +55 (11) 4949-5983 ou acesse o site do Detran-RJ;
  • Clique no menu “Infrações”;
  • Escolha o item “Pagamento de Débitos”;
  • Em seguida “Parcelamento de Multas (cartão)”;
  • Se estiver no site, clique no link da Zapay, credenciada para o serviço;
  • Em ambos os casos, é preciso ter os dados do veículo, como placa e Renavam, para ter acesso à consulta de débitos;
  • Em seguida serão disponibilizados todos os débitos que podem ser parcelados;
  • Selecione os débitos que gostaria de quitar e, em seguida, faça o pagamento via cartão de crédito (em até 12 vezes) ou Pix.

Veja também: Como renovar a CNH vencida na pandemia pelo celular

Serviços online estão em alta

Com as regras de contenção do corona vírus aplicadas, muitos serviços de órgãos públicos feitos somente de forma presencial tiveram que ser adaptados para a nova realidade. Dessa forma, a integração desses  processos no âmbito online é necessária e tem sido adotada pelos mesmos.

Além de ser uma boa saída para evitar aglomerações, é uma forma para desburocratizar atividades antes feitas somente de forma presencial, bem como a economia de tempo para ambos os lados.

A tendência é que cada vez mais, novos processos sejam adaptados para o digital mesmo após o término da pandemia.

Detran-RJ
Foto: Pixabay

 

Nicole Santana

Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo, e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe.

O post Detran-RJ oferece mais serviços online para a população; confira! apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?