Não categorizado

Dicas de como lavar o carro de maneira correta no inverno

lavagem de carros

As épocas mais frias do ano também afetam os carros. Da mesma forma que temos que nos adaptar aos meses frios, os carros também exigem cuidados diferenciados no inverno. Dessa forma, veja como lavar o carro de maneira que não prejudique a pintura nem os componentes externos e internos.

lavagem de carros
Lavagem de carro (Foto: Pixabay)

Como lavar o carro em dias de frio

A maneira mais correta para higienizar e lavar o veículo em climas frios é levá-lo em um lugar especializado no serviço. No entanto, se você é daqueles que prefere colocar a mão na massa, se atente às dicas a seguir para garantir que tudo ocorrerá bem:

Siga a lógica

Essa primeira instrução também serve para os dias quentes. Siga a lógica do veículo, sempre comece de cima para baixo. Dessa forma, você otimizará tempo, uma vez que se começar pelas rodas, a sujeira da parte de cima pode prejudicar todo o seu trabalho.

Certifique-se que o carro esteja frio

Nunca comece a lavar o carro logo depois de usá-lo. Espere alguns minutos até que o mesmo esteja frio. A diferença de temperatura pode ocasionar manchas na lateria dependendo do tipo de produto que você estiver utilizando no momento.

Ainda nesse tópico, é recomendado que o carro seja lavado em um local com temperaturas mais amenas, não diretamente exposto ao frio.

Veja também: Lavagem a seco do carro em casa: veja como fazer a limpeza corretamente

Use produtos adequados para cada parte do veículo

O primeiro ponto a ser tratado é: sabão com pH neutro é a melhor opção. Segundos especialistas, o produto é ideal, já que evita que manchas aparecem na lateria. Em segundo lugar, use produtos específicos para limpeza automotiva. Hoje, o mercado de itens para limpeza para carros é imenso, não existem razões usar o detergente da sua casa para limpar o veículo.

Da mesma forma que a lataria exige o sabão neutro, os vidros também necessitam de cuidados especiais, mas aqui não tem mistério. Para os vidros, use limpa vidros. Por fim, ao esfregar e secar opte por esponjas e panos macios que não agridam o veículo ou o risque.

Lavar o carro
Lavagem de carro (Foto: Pixabay)

Cuidado com a cera

A cera é o produto final da lavagem. Além de brilho, ela garante uma película de proteção a mais ao veículo. No entanto, antes de utilizá-la confira que o carro esteja 100% seco. Água e cera não se misturam, e isso pode ocasionar o efeito reverso. E lembre-se, cera apenas na lataria.

A limpeza interna

A higienização só está completa se a limpeza interna também for realizada. Aqui, atente-se aos revestimentos internos do seu carro. Aqui, cada caso é um caso, pois para cada material, existe um produto correto. Use escovas macias para a limpeza dos bancos. Como sugestão, antes de passar qualquer produto, opte por aspirar o veículo, dessa forma, as “sujeiras maiores” serão removidas mais facilmente.

Carpetes e outros itens removíveis podem ser lavados e higienizados do lado de fora para facilitar o manuseio dos mesmos.

Para carros com central de multimídia e outros itens tecnológicos, um pano úmido já basta para higienizá-los. Outros produtos podem ocasionar manchas e até danificá-los.

lavar o carro
Lavagem de carro (Foto: Pixabay)

 

Nicole Santana

Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo, e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe.

O post Dicas de como lavar o carro de maneira correta no inverno apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?