Não categorizado

Dicas de cuidados com o carro nas chuvas de Verão

Dicas de cuidados com o carro nas chuvas de Verão

Em boa parte do País, o Verão é acompanhado de chuvas, até mesmo de tempestades. Ainda que em muitas regiões as chuvas possam ser concentradas em poucas horas do dia, se não ficarmos atentos, as águas da estação mais quente do ano podem prejudicar o carro. Assim, com a orientação especializada da Self Car – e-commerce do setor automotivo, trazemos dicas de cuidados com o carro nas chuvas de Verão!

Cuidados com o carro nas chuvas de Verão. (Foto: Drmultas)

Confira as dicas de cuidados com o carro nas chuvas de Verão

Água acumulada

Um problema comum ocasionado pelas chuvas de Verão e que pode passar despercebido é o acúmulo de água em depressões e buracos do asfalta e de vias em geral. Ou seja, as poças d’água. Além disso, de acordo com a Self Car, essas poças acabam por acumular também óleo expelido pelos veículos que transitam.  O que fazer nessas situações?

Bem, o recomendado é manter não frear bruscamente e, se possível, andar em baixa velocidade e até desviar, com atenção, dessas poças. Isso porque frenagens devido às poças danificam o carro, além de colocar a segurança do motorista, dos passageiros, do pedestre e de demais condutores em risco. Há risco inclusive de derrapagem na frenagem brusca em terrenos molhados ou com poças.

Dicas de cuidados com o carro nas chuvas de Verão
Foto: Migalhas

Aproveite e veja também: Mudanças 2022 na CNH!

Enchentes

As enchentes são um dos problemas que mais preocupam os motoristas no Verão. Realmente, elas podem danificar muito o carro, além de colocar a segurança de todos em risco.

Bem, a primeira coisa, conforme os especialistas da Self Car é reduzir a a velocidade do carro. Então, siga as dicas importantes oferecidas pelo e-commerce:

Caso tenha que trafegar pela água, use a primeira marcha caso seja necessário. Vale ressaltar que manter o automóvel em velocidade constante faz com que uma espécie de onda se forme ao redor do seu  carro, assim,  protegendo o motor da enchente;

Mantenha distância entre o seu carro e os demais;

Não deixe o carro morrer! Isso pode fazer com que a água invada o motor;

Caso você tenha estacionado o carro, não tente ligar o motor de imediato, aguarde cerca de 20 minutos após o fim da chuva. Depois, procure um profissional ou uma oficina, assim, você evita danos maiores e até mesmo a perda total do motor;

Se você se deparar com correntezas de água, tente estacionar o carro e saia de dentro dele. Além disso, mantenha os freios do carro acionados, incluindo o freio de mão. Também, desligue o motor.

Alagamentos maiores, aqueles que acabam por passar o limite do meio das rodas do automóvel, podem que o motorista pare em um local seguro e se proteja também;

Por fim, ao chegar em casa, limpe e seque o carro.

Dicas de cuidados com o carro nas chuvas de Verão
Foto: Proteste

Revisão do carro no Verão

Além dos cuidados pontuais com as chuvas típicas do Verão, a revisão e a manutenção do carro não podem ser desconsideradas, haja vista que esses cuidados são preventivos, certo? Dicas gerais de revisão e a manutenção do carro você pode conferir aqui, no Garagem360!

 

Erica Franco

Erica FrancoJornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno “Máquina e Moto” do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem 360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

O post Dicas de cuidados com o carro nas chuvas de Verão apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?