Não categorizado

Dicas de manutenção para picapes: seu carro preparado para tudo!

Dicas de manutenção para picapes

As picapes fazem sucesso em várias partes do mundo. Não só porque elas são práticas e podem ser usadas por empresas e trabalhadores autônomos. Mas também são confortáveis e perfeitas para realizar viagens com as famílias. No entanto, você precisa tomar cuidados para não sofrer com problemas. Pensando nisso, o Garagem360 traz algumas dicas de manutenção para picapes.

Este tipo de mercado cresceu muito neste ano. E possui modelos de vários tamanhos e estilos. O modelo mais vendido do Brasil é um picape, por exemplo. A Fiat Strada teve 91.514 unidades vendidas. Já a Toyota Hilux teve 36.383 unidades e é a líder entre as picapes médias. Representando as grandes, podemos citar a RAM 1500. Se você está pensando em comprar uma, estas dicas podem ser úteis.

Dicas de manutenção para picapes
Foto: Sergio Rota/Unsplash.com)

Veja algumas dicas de manutenção para picapes!

Dicas de manutenção para picapes/1 – Limpar, lubrificar e verificar peças após enfrentar trilhas

1 – Limpar, lubrificar e verificar peças após enfrentar trilhas (Foto: Pixabay.com)

A primeira das cinco dicas de manutenção aqui colocadas é válida para quem gosta de fazer trilhas com sua picape aos finais de semana e feriados. Isso porque é importante tomar alguns cuidados importantes na hora de fazer a limpeza do veículo. Neste momento, é importante lavar bem algumas áreas principais. Este é o caso do chassi, a suspensão, freios e entre outros.

Sem falar da lubrificação do bico de engraxamento e dos componentes da transmissão. Outros itens precisam ser verificados, segundo especialistas. Este é o caso do discos de freio, da bandeja de suspensão, da tração, de amortecedores e outros componentes. Isso porque você precisa saber se entrou terras nestas peças, visto que isso pode causar sérios problemas.

2 – Fique atento a barulhos estranhos e faça revisões periodicamente

Dicas de manutenção para picapes
Fique atento a barulhos estranhos e faça revisões periodicamente (Foto: Neonbrand/Unsplash.com)

Do mesmo modo que os donos de outros tipos de carros, os proprietários de picapes também precisam toma cuidado com a saúde dos seu veículo. E normalmente, quando o carro começa a fazer ruídos indesejáveis, isso significa que algo não está correto. Eles ocorrem hora de fazer curvas, na frenagem e em trilhas. É importante também prestar a atenção em batidas na suspensão.

Nestas situações, é melhor procurar um mecânico de confiança. As revisões programadas também são importantes. Afinal, são nelas que são verificadas partes importantes, como motor, velas de ignição, freios e outros.

3 – Verifique a situação dos pneus

Dicas de manutenção para picapes
3 – Verifique a situação dos pneus (Foto: Pixabay.com)

Os cuidados com os pneus também fazem parte das dicas de manutenção para picapes. Isso porque eles são um dos itens mais importantes de um carro. E nas picapes a verificação precisa ser redobrada (ainda mais se for 4×4). Ao passar por estradas esburacadas, os pneus podem se deformar e, até mesmo, estourar.

Uma recomendação bastante comum é calibrar os pneus. Neste momento, o motorista precisa se basear nos dados informados no manual do proprietário.

4 – Evite forçar a embreagem e dar trancos

4 – Evite forçar a embreagem e dar trancos (Foto: Unervi Gonzalez/Unsplash.com)

Picapes são fortes e possuem uma mecânica robusta. Mas você precisa ter alguns cuidados na hora de conduzi-las. A mudança de alguns hábitos podem aumentar a vida útil de sua caminhonete. Não forçar a embreagem é um deles. Isso pode fazer com que o disco de embreagem e outros componentes se desgastem facilmente.

Os trancos também precisam ser evitados. Neste caso, quem pode sofrer com esta ação podem ser o eixo cardan e o semeixo. Especialistas recomendam trocar de marchas de uma forma mais suaves. Diminuir a velocidade na hora de passar por buracos também.

5 – Evite rodar com peso extra

5 – Evite rodar com peso extra (Foto: Divulgação/Fiat)

Por fim, é recomendável não rodar com peso extra. Isso é válido para vários tipos de veículos. No entanto, como muitas pessoas usam picapes para transportar peças e materiais, este assunto se torna importante para estes carros também. Neste caso, o importante verificar no manual o que a montadora diz sobre o assunto.

Dirigir com excesso de carga pode causar alguns problemas. Dentre eles, podemos citar o desgaste dos amortecedores, do pneu e da suspensão. Sem falar que o carro fica desequilibrado.

Com informações de Uol Carros/Nakata Automotiva

Pedro Giordan

Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

O post Dicas de manutenção para picapes: seu carro preparado para tudo! apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?