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Diesel ou elétrico? Cabo de guerra entre jipes decide!

Motores elétricos e motores diesel têm uma característica em comum: o torque abundante em baixas rotações. Essa característica é muito apreciada no fora de estrada e jipes com motores elétricos estão se popularizando pelo mundo. Como é o caso desse Land Rover Defender com mecânica da Tesla.

O canal CarWow realizou um desafio para ver se esse Defender antigo enfrenta o novo Defender, equipado com motor diesel. O desafio não foi uma corrida ou atravessar alguma trilha. Foi um cabo de guerra.

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Os Defender de cada lado do ringue

O Land Rover Defender moderno escolhido foi a versão curta 90, com duas portas. Sob o capô está o seis cilindros em linha 3.0 da família Ingenium, que produz 253 cv e 58 kgfm. Mesmo com duas portas o novo Defender é um SUV pesado, 2.228 kg de massa. Para auxiliar existem bloqueios de diferencial e tração 4×4 com reduzida.

O Defender antigo utiliza a mecânica de um Tesla Model S 100D, com um conjunto de baterias de 60 kWh na dianteira e outro de 40 kWh na traseira. Os motores do Tesla foram montados no centro do jipe, com a força sendo enviada para cada eixo por meio de um cardã. A potência é de 456 cv e o torque é de 45,8 kgfm.

Não existe reduzida ou bloqueio de diferencial, mas cada eixo conta com um diferencial de deslizamento limitado. O Defender antigo é mais leve, pesando cerca de 2 toneladas graças a carroceria de alumínio e a falta de itens de conforto ou tecnológicos no interior.

A briga entre combustão e eletricidade

cabo de guerra entre dois land rover defender
O Defender moderno tem reduzida, controle de tração e mais torque, mas o antigo entrega o torque de forma instantânea e traz pneus fora de estrada (Foto: YouTube | Reprodução)

Cabo de guerra entre carros não é o método mais apurado de comparação entre dois carros. O peso de cada veículo, o tipo de pneu e o tempo de reação são mais decisivos que a força bruta. Na primeira puxada o Defender à diesel levou a vitória. O controle de tração e o peso do carro moderno foram decisivos para a vitória.

Para a segunda puxada o Defender deu lugar a um companheiro: um Defender 110 picape de cabine dupla inspirado em um Defender usado no filme 007 – Contra Spectre. A mecânica é a mesma do outro Defender elétrico, mas o peso é de 2.600 kg e os pneus são mais agressivos.

Para a segunda puxada o apresentador utilizou a reduzida do Defender moderno e colocou o controle de tração no modo para grama, cascalho e neve. Os controles eletrônicos do Defender moderno não foram páreo para o torque instantâneo, os pneus lameiros e o peso do Defender elétrico.

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