Não categorizado

Entenda a importância de fazer a calibragem do estepe do carro

carro

Todos sabem a importância de andar com os pneus do carro calibrados. Os itens são o que nos ligam ao solo quando estamos dentro de um veículo.

Por isso, a manutenção deles é essencial para manter a segurança de todos dentro do carro. No entanto, mesmo sabendo da importância de calibrar os pneus, muitos acabam se esquecendo de uma peça fundamental, o estepe.

Tão importante quanto calibrar os pneus em uso, o estepe também deve estar com a manutenção em dia para caso da necessidade do utilização do mesmo.

carro calibrando o pneu

Quatro motivos para calibrar o estepe do carro

Solução rápida para possíveis problemas

A Nakata explica os motivos de manter os estepes com a manutenção em dia. O primeiro deles, talvez seja o mais óbvio. Estepes em dia são necessários para caso um dos pneus em uso fure, e haja a necessidade de trocá-lo rapidamente.

Ao furar o pneu, o ideal é que o motorista pare o carro imediatamente e o substitua pelo estepe. A cada novo quilômetro rodado nessas condições acarretará a diminuição crítica da vida útil do item, explica a fabricante de autopeças.

Por isso, manter o estepe em perfeitas condições e saber utilizar os demais equipamentos de segurança são ações que ajudam a evitar que essa situação adversa seja ainda mais estressante.

Estepe calibrado de acordo com os demais pneus do carro

Imagine a situação de ter que trocar o pneu e o estepe não estar com a calibragem relativa aos demais pneus em uso. A calibragem do estepe é essencial para permitir que o veículo tenha uma dirigibilidade padrão. A diferença entre a calibragem dos pneus e do estepe pode causar instabilidade ao carro.

Outro ponto importante que a fabricante ressalta, é o fato de que, por não rodar, o estepe acaba perdendo mais pressão. Nesse caso, o correto é calibrá-lo com mais libras em relação aos pneus principais do carro.

Maior durabilidade do pneu

Os prejuízos ocasionados pela falta de manutenção dos pneus, inclusive a do estepe, podem acarretar em danos como a redução de sua vida útil dos mesmos, prejudicando o alinhamento e balanceamento do carro. Além disso, pode aumentar o consumo de combustível do veículo.

carro na estrada
Carro na estrada (Foto: Pixabay)

Identificar e evitar problemas

O estepe faz parte do kit de emergências e reparos do carro. Dessa forma, automaticamente, quando a calibragem do estepe está em dia, você acaba por avaliar em conjunto se todos esses itens estão presentes e em boas condições de uso.

Entre os itens estão: o macaco, a chave de roda e o triângulo, que geralmente ficam ao lado do estepe, e devem estar em perfeitas condições de uso.

Por fim, a Nakata explica que é prudente estar preparado para utilizá-los antes de ocorrer uma emergência. Se o veículo tem rodas de liga leve e o estepe é de ferro, por exemplo, as vezes é preciso carregar parafusos ou porcas específicos para fixar a roda ao cubo.

Realizar a calibragem do estepe, além de gerar mais segurança e economia ainda tem uma relevante vantagem: ter esse hábito regularmente não custa nada. Além disso, evita prejuízos financeiros e é  fundamental para a sua segurança ao dirigir!

carro sendo calibrado
Carro com pneu sendo calibrado (Foto: Freepick)

 

Nicole Santana

Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo, e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe.

O post Entenda a importância de fazer a calibragem do estepe do carro apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?