Não categorizado

Especialista explica tudo sobre o envelopamento automotivo

tudo sobre o envelopamento automotivo

Muitas vezes as aparências enganam. Já viu por aí alguns carros com pinturas diferentes, ou que aparentam ter uma textura diferenciada? Esse efeito comumente é alcançado com o envelopamento automotivo, uma técnica de adesivagem na lataria do veículo a fim de protegê-la ou deixá-la com um visual renovado. Quem explicou mais sobre o procedimento ao Garagem360 é o diretor da startup Carupi, Gustavo Braga!

carros modificados
Foto: Cobli

Especialista explica tudo sobre o envelopamento automotivo

De acordo com Braga, em geral, existem três tipos de adesivos para carros:

  • de PVC vinil
  • Envelopamento líquido
  • de Poliuretano

PVC vinil

O PVC vinil é a forma mais simples de envelopar um veículo e, por ser feito por meio de uma película de PVC, consegue entregar uma alta resistência contra riscos. Esse é, também, um tipo de adesivo com grande variedade de cores, sendo o ideal para quem deseja alterar a estética do automóvel.

Aproveite e saiba: Calcule o IPVA 2022 e saiba quanto você irá desembolsar para o tributo

Envelopamento líquido

O envelopamento líquido é feito com tinta e tem um uso mais específico: ou corrigir riscos e bolhas de uma adesivagem antiga, ou proteger contra arranhões futuros.

Adesivo de poliuretano

Enquanto isso, o envelopamento feito com adesivo de poliuretano é indicado para quem quer proteção. É um material transparente, que não altera a cor original do automóvel, portanto tem o único intuito de evitar as ações do tempo.

O especialista explica também que os envelopamentos podem ser divididos em parciais, que não alteram em mais de 50% da cor original do carro, e totais. Essa é uma prática comum em empresas que personalizam sua frota com logo ou divulgação de marketing, contanto que esteja dentro da legalidade.

Especialista explica tudo sobre o envelopamento automotivo
Reprodução / Internet

Envelopamento automotivo além da estética

Braga cita que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) tem condições para o envelopamento automotivo: as modificações devem ser precedidas de autorização do órgão responsável pelo registro e licenciamento do carro, sob risco de penalidades, como pagamento de uma taxa, vistoria do veículo e incidência grave de 5 pontos na carteira.

Além disso, a lei só considera como alteração de cor, por pintura ou adesivagem, quando a mudança cobre áreas superiores a 50% (excluídas as envidraçadas). Quando a cor não puder ser distinguida, será considerada, na documentação, a cor fantasia do automóvel. Para a plotagem parcial, não é necessário recorrer ao Detran para a atualização, bem como quando a cor escolhida para a plotagem for a mesma que a original, diz o especialista da Carupi.

Gustavo Braga esclarece que conhecendo as leis corretamente, além da questão estética, o envelopamento oferece proteção extra, custo reduzido comparado ao processo de pintura, variedade de cores, texturas e desenhos, além da possibilidade de ser retirado.

tudo sobre o jeep renegade 2023
Foto: Jeep

Desvantagens

‍No entanto, o especialista alerta que há também algumas desvantagens para considerar. Por exemplo, se o carro permanecer em contato direto com as ações do tempo, como sol, chuva, poeira, entre outros, o adesivo pode ter a durabilidade reduzida, sendo preciso trocá-lo em um curto período.

A instalação do envelopamento é simples, porém demanda cuidado e deve ser feita por profissionais, pois a má aplicação pode resultar em bolhas e estética visual com falhas. A durabilidade das películas é de aproximadamente três anos e, após esse tempo, o adesivo pode começar a perder a cor ou, até mesmo, soltar a cola, finaliza Braga.

 

Informações da Carupi

Erica Franco

Erica FrancoJornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno “Máquina e Moto” do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem 360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

O post Especialista explica tudo sobre o envelopamento automotivo apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?