Não categorizado

Etanol ou gasolina? Saiba qual escolher na hora de abastecer

etanol ou gasolina

Além do preço, outros fatores devem ser considerados ao abastecer o carro com etanol ou gasolina. Entenda quando escolher um ou outro combustível!

Descubra quando optar por um ou outro combustível. Foto ilustrativa

 

Como escolher: etanol ou gasolina?

De acordo com ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis), de abril a junho deste ano, o litro da gasolina subiu mais de 28%. Dessa forma, abriu-se a questão sobre qual combustível escolher: etanol ou gasolina? Muitos responderão etanol, afinal, o combustível teve reajuste menor.

Mas, conforme especialistas, não é só o preço que deve contar nesta escolha. Além disso, o fato de o etanol ter 70% da eficiência energética da gasolina é um ponto a se pensar, mas também não deve ser decisivo.

Isso porque alguns veículos do tipo flex podem ser mais ou menos eficientes com o etanol. Isso mesmo!

Como saber, então, qual combustível escolher?

Além do preço, os proprietários de veículos flex devem consultar o Selo de Eficiência Energética emitido pelo Conpet e pelo Inmetro. Em seguida, dividir o número em km/l obtido pelo carro com etanol pelo número em km/l da gasolina.

Por exemplo, se um automóvel faz 5 km/l com etanol, no entanto, 10 km/l com gasolina, o resultado é 0,5, certo? Então, neste exemplo, o preço do primeiro combustível não pode passar de 50% do preço do outro (a gasolina) – caso contrário, mesmo com o etanol sendo vendido por um preço menor, abastecer com a gasolina é melhor negócio.

Etanol ou gasolina? Saiba qual escolher na hora de abastecer
Faça as contas. Foto: Proteste

Leia também: novos reajustes dos combustíveis pela Petrobras

Os impactos ambientais causados pelos combustíveis

Ainda temos a questão ecológica envolvida no uso do etanol e da gasolina. Ambos os combustíveis emitem gases nocivos à atmosfera. Por exemplo: o monóxido de carbono (CO), o dióxido de carbono (CO2) e o óxido de nitrogênio.

No entanto, a gasolina remove os gases de reservatórios subterrâneos e os acrescentam à atmosfera. Dessa forma, para o aquecimento global e para o meio ambiente em geral, há mais impactos negativos.

Assim, existem apelos para preferir o etanol à gasolina. Isso porque o etanol tem origem vegetal e suas partículas de carbono já foram extraídas do que estava disponível na atmosfera.

Ainda que a queima do etanol emita carbono, ele não adiciona ainda mais carbono à atmosfera. Dessa forma, o ciclo se fecha com a absorção pelas plantas.

etanol ou gasolina
Ambos os combustíveis emitem poluentes. Foto: Pensamento Verde

Por outro lado, vale lembrar que o etanol não é 100% inofensivo ao meio ambiente. Além disso, os dois combustíveis emitem, da mesma forma, hidrocarbonetos na queima.

A gasolina emite também benzeno – que é altamente tóxico à saúde. Enquanto isso, o etanol emite mais acetaldeídos – substâncias menos nocivas, mas também perigosa.

Portanto, escolher pelo etanol, na questão do preço, sempre dependerá dos cálculos dos valores em relação à gasolina. Já que o Brasil ainda enfrente uma série de desafios para a produção dos carros 0 emissões.

Além disso, lembre-se de que o etanol como alternativa “ecologicamente correta” é uma solução nem tão ecológica assim… Afinal, o combustível emite poluentes, ainda que seja um produto de origem vegetal.

Erica Franco

Erica FrancoJornalista por formação, com mais de 15 anos de experiência em redação em geral. Passagens pelo caderno Máquina e Moto Máquina do jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista e site Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros.

O post Etanol ou gasolina? Saiba qual escolher na hora de abastecer apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?