Não categorizado

Europa estabelece data para banir carros a combustão

Comissão Europeia

Para evitar a emissão de gases poluentes na atmosfera e tornar o planeta mais sustentável, é necessário que os governos tomam providências. Incentivar o uso de tecnologias alternativas em automóveis é uma delas. Pensando nisso, alguns países já estão começando a se planejar para banir veículos movidos a combustão. Na última quarta-feira (14), a Comissão Europeia anunciou que eles serão banidos nos países do bloco a partir de 2035.

Europa estabelece data para banir carros a combustão

De acordo com a Reuters, uma reunião foi realizada entre os 27 membros do União Europeia para traçar alguns planos ligados a um clima mais sustentável. Essa meta relacionada ao trânsito de veículos tem como objetivo a redução total das emissões de CO2 nos próximos anos. Usando como base os números deste ano, eles procuram reduzir 55% até 2030 do nível médio de missões. Em 2050, elas devem ser neutras.

Comissão Europeia
Foto: Divulgação/BMW

Com o aumento da oferta de carros elétricos, os governos locais já começam a se preparar para o futuro. Esse crescimento também é visto no número de vendas. Na Alemanha, por exemplo, a comercialização de carros elétricos cresceu 207%. Os dados são do Boston Consulting Group.

Do mesmo modo, algumas marcas já possuem planos de investimentos na área. Além disso, as mesmas já sabem quando passarão a vender apenas veículos elétricos e apresentam propostas otimistas.

Foto: Divulgação/Volkswagen

A Audi, por exemplo, pretende realizar seu último lançamento de carro movido a combustão em 2026. Já a Volkswagen diz que quase 100% dos veículos vendidos pelas marcas do grupo terão que ter emissão zero em 2040. Enquanto isso, alguns países do continente, como a França, já falaram abertamente sobre o assunto anteriormente.

Infraestrutura

Comissão Europeia
Foto: pixabay.com

Outro ponto discutido foi a infraestrutura. Para o uso perfeito dos carros elétricos, cidades e estradas precisam se adaptar e oferecer estações de recarga dos veículos. Pensando nisso, a Comissão Europeia pretende investir cerca de 120 milhões de euros para que os países a instalarem postos públicos e privados de recarga até o 2040.

Comissão Europeia
Foto: Divulgação/Renault

As viagens com carros elétricos também prometem ser mais comuns. Para isso, as praças para recarregar baterias terão que estar localizadas a cada 60 km. Já para abastecer os veículos movidos a hidrogênio terão uma diferença de 150 km uma das outras. Todas as propostas aqui apresentadas ainda precisam ser votadas e aprovadas por todos os representantes.

 

Pedro Giordan

Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde abril de 2021. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

O post Europa estabelece data para banir carros a combustão apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?