Não categorizado

Fábrica da Hyundai vai parar produção mais uma vez

Hyundai

Parece que a sorte está jogando contra as montadoras de veículos. A Hyundai Motor do Brasil anunciou que terá que adiar o retorno das produções em sua fábrica mais uma vez. A volta de dois turnos (segundo e terceiro) da fábrica estava marcada para segunda-feira (12), porém uma nova data precisou ser marcada. O motivo ainda continua sendo a falta de semicondutores.

Fábrica da Hyundai vai parar produção mais uma vez

A informação é do site “Automotive Business”. De acordo com um comunicado divulgado pela marca, a paralisação irá até o dia 26 de julho. No mesmo documento, eles afirmam que a volta do primeiro turno está mantida para o próximo dia 15. “A empresa segue monitorando a situação e tomará as medidas necessárias para adaptar os volumes de sua produção conforme as condições de fornecimento de peças a cada semana.”.

Hyundai
Foto: Divulgação/Hyundai Motor Brasil

Nos últimos dois meses, a fabricante norte-coreana vem sofrendo diversos problemas em sua planta localizada em Piracicaba-SP. Os consecutivos adiamentos estão acontecendo desde o fim do mês de maio. Primeiramente, no dia 31 de maio, o terceiro turno da produção suspendeu suas atvidades. Depois foi a vez do segundo turno a ser paralisado, no dia 17 de junho.

A previsão de volta era para o dia 30 daquele mês, porém ela teve que ser remarcada para essa segunda-feira (12). Vale lembrar que no meio do caminho, o primeiro turno foi suspenso.até a próxima quinta-feira (15). Ou seja, já faz uns dias que a fábrca está totalmente parada. Agora, ficaremos na espera para ver se a marca irá voltar no dia marcado. A única coisa que sabemos é que se der tudo certo, a produção será normalizada até o fim deste mês.

Leia Mais: Entenda como a falta de semicondutores pode impactar as vendas de carros

Hyundai
Foto: Divulgação/Hyundai Motor Brasil
Hyundai
Foto: Divulgação/Hyundai Motor Brasil

A expectativa também é para ver como a situação irá afetar as vendas da marca. O HB20, por exemplo, foi o quarto veículo mais vendido do primeiro semestre em todo o Brasil. Inaugurada em 2012, a fábrica da Hyundai é responsável fazer outros modelos, como o HB20S, o HB20X e o Creta.

Os números da crise

Hyundai
Foto: Divulgação/Chevrolet

A falta do componente atingiu não atingiu em cheio só a montadora da Coréia do Sul. Ela afetou a produção de veículos em todas as partes do mundo. Um dos casos mais exemplares é da Chevrolet daqui do Brasil. A fábrica em Gravataí-RS, onde são feitos o Onix, Onix Plus e o Tracker já está paralisada há um bom tempo.

Mais recentemente, foi a vez da Volkswagen a ter que dar uma pequena parada por conta da falta dos semicondutores. Honda, Nissan, Ford e Mercedes-Benz são os exemplos de outras fabricantes que fizeram o mesmo.

Foto: Divulgação/Volkswagen Brasil

Um estudo feito pela consultoria norte-americana Auto Forecast Solutions ajuda entender o tamanho da crise. De acordo com ela, das oito marcas (14 fábricas ao todo) que foram sido afetadas, a Chevrolet foi quem deixou de produzir mais veículos (161 mil). A segunda colocada foi a VW (32 mil). Fechando o top 3 estão as fábricas das montadoras do grupo Stellantis.

Por fim, ao todo, o levantamento diz que o número de veículos que deixaram de sair das fábricas é de 220 mil. Vale ressaltar que são números contados desde o mês de março.

 

Pedro Giordan

Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde abril de 2021. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

O post Fábrica da Hyundai vai parar produção mais uma vez apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?