Não categorizado

Facilitando o dia a dia: bancos aceitam pagamento digital do IPVA 2022

IPVA 2022

A evolução da internet facilitou muito a vida dos motoristas. Hoje em dia, eles podem usar aplicativos de navegação, ouvir musicas por meio de serviços de streaming e, no caso de veículos mais completos, fazer atualizações remotas (over-the-air). E a internet também possibilitou com que os mesmos realizassem o pagamento de algumas taxas sem sair de casa (usando o celular ou o computador). O IPVA 2022 é uma delas. Saiba mais!

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um dos principais impostos ligados ao automóvel que devemos pagar. Normalmente, a Sefaz estadual usa como base o valor da alíquota estadual e o valor venal do veículo. No caso de veículos novos, o valor usado é aquele que está na nota fiscal. A forma de pagamento depende da regra definida pelo mesmo órgão.

IPVA 2022
Foto: Scott Graham/Unsplash.com

Facilitando o dia a dia: bancos aceitam pagamento digital do IPVA 2022

Em vários estados, você pode realizar o pagamento em apenas uma única parcela (cota única) ou em várias parcelas. Isso depende da regra do estado em que o motorista mora. Em São Paulo, por exemplo, o IPVA 2022 pode ser pago em até cinco vezes. E para pagar todas estas parcelas ou a cota única, é possível usar as redes bancárias credenciadas do seu estado.

IPVA 2022
Foto: Pixabay.com

De acordo com o Detran-SP, os bancos que estão autorizados a receber o IPVA são:

  • Bancoob = apenas IPVA com Renavam e pagamento de multas online
  • Bradesco, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal =  IPVA com Renavam e pagamento de multas online; IPVA com guia GARE-IPVA Para Veículos novos, locadoras de veículos e outros; e IPVA com guia (GARE-IPVA AIIM)
  • Daycoval, Itaú Unibanco, Mercantil do Brasil, Rendimento, Safra e Santander = IPVA com Renavam e pagamento de multas online e IPVA com guia GARE-IPVA Para Veículos novos.

O órgão responsável pelo trânsito ainda diz que o Banco do Brasil, o Bradesco e o Santander não estão recebendo mais o imposto diretamente no guichê de caixa. E uma vantagem é que você não precisa ir até uma agência bancária para fazer o processo. Neste caso, o pagamento será feito por meio do serviço internet banking. Todos os bancos citados acima aceitam este serviço.

Foto: Pixabay.com

Para realizar o pagamento, é necessário ter em mãos o código RENAVAM. Ele está localizado no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV). Em São Paulo, se você fazer o pagamento IPVA 2022 de seu carro usado usando ele, a baixa será imediata. Agora, no caso de carros novos, locadoras de veículos, AIIM e outros, o dono deve emitir a GARE-IPVA aqui. A baixa acontece em 3 dias úteis. 

Veja abaixo como realizar o pagamento em alguns dos bancos citados acima

IPVA 2022
Foto: Joshua Mayo/Unsplash.com

Chegou a hora de vermos dois exemplos de como realizar o pagamento do IPVA 2022 usando o celular ou o computador. No Santander, por exemplo, você pode usar tanto o APP Santander quanto o internet banking. No primeiro caso, você deve acessar o aplicativo usando seu cadastro e acessar a função “Transações”. Depois, você deve clicar na opção “Veículos”.

Nesta página, você deve selecionar “novo veículo”, colocar o estado que o veículo está registrado, colocar o RENAVAM e cadastrar. O último passo é selecionar o que você quer pagar. O passo a passo do pagamento via internet banking é bastante prático também. Ao abrir a página, você irá clicar em “Pagamentos e Recargas”. Depois, é só clicar na página “Multas, IPVA e outros – Dentran”. Na últim tela, você irá informar as mesmas informações citadas no aplicativo (estado, o que você quer pagar e o número do Renavam). Pronto!

Aproveite e veja: Tudo sobre o IPVA 2022

Os clientes do Itaú Unibanco também pode usar o aplicativo e o internet banking. Lembrando que o primeiro só está disponível para os motoristas do estado de São Paulo. Neste caso, eles irão abrir o aplicativo e informar os dados da conta. Na sequência, eles terão que clicar na opção “Transições” e depois em “Detran-SP”. Depois, é só cadastrar o veículo (ou selecionar o veículo já cadastrado). Na próxima parte é só selecionar IPVA e realizar o pagamento.

Já no caso do pagamento pelo site, você irá fazer o login primeiramente. Depois é só digitar na busca a palavra “detran”, clicar em “Pagamentos ao Detran” e depois em “continuar”. O processo a seguir é o mesmo do aplicativo. Ou seja, você selecionará o estado do veículo e marcar a opção IPVA. Depois é só seguir as instruções do site e fazer o pagamento.

Todas as informações acima estão nos sites oficiais das instituições financeiras citadas. Lembrando que cada banco possui seu passo a passo. Você pode consultar o site de seu banco para conferir como pagar o IPVA 2022.

Com informações de Detran-SP/Santander/Itaú Unibanco

Pedro Giordan

Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

O post Facilitando o dia a dia: bancos aceitam pagamento digital do IPVA 2022 apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?