Não categorizado

Fiat Pulse tem fabricação iniciada durante os 45 anos da marca no Brasil

Fiat Pulse

O Fiat Pulse entrou em produção durante um momento histórico para a marca italiana. Na última sexta-feira (9), a fábrica da Fiat do Brasil, localizada na cidade de Betim-MG, completou 45 anos de história. E o inédito SUV compacto, que é um dos lançamentos mais esperados deste segundo semestre, entrou em sua fabricação na fase pré-série.

Fiat Pulse tem fabricação iniciada 

Como parte das comemorações do aniversário da planta, diversas autoridades – dentre eles o governador de Minas Gerais e o Presidente da Stellantis – fizeram uma visita ao lugar para a acompanhar a produção do veículo. Ela está na fase pré-série. Ou seja, o novo modelo ainda passará pela homologação junto a vários órgãos do governo. Isso aconteceu no dia do aniversário da planta da marca.

Fiat Pulse
Foto: Divulgação/Stellantis/Fiat do Brasil

Nas fotos, podemos ver que algumas destas unidades já estão prontas. A plataforma usada será a MLA. Dentre suas prováveis novidades, destaque para o novo motor GSE 1.0 turbo. Sem falar que algumas versões poderão usar o Firefly 1.3. Já o sistema multimídia irá contar com o Fiat Connect Me.

“Temos muito orgulho de nossas raízes mineiras. Há 45 anos, a Fiat iniciou suas operações aqui em Betim e começou a produzir automóveis que agradaram o consumidor de todo o Brasil. Investimos muito, inovamos sempre e impulsionamos a instalação de dezenas de fornecedores no entorno de nossa fábrica”, disse o presidente da Stellantis para a América do Sul, Antonio Filosa.

Leia mais: Segundo SUV da Fiat é confirmado para 2022; veja detalhes

Fotos: Divulgação/Stellantis/Fiat do Brasil
Fotos: Divulgação/Stellantis/Fiat do Brasil

Com o objetivo de ser o ríval do Jeep Renegade e do Hyundai Creta, o Fiat Pulse chega em um momento bastante importante tanto para a história da marca quanto para o mercado.. De um lado, a Fiat vive um ótimo momento. Além de ter o veículo mais vendido (a picape Strada), ela é a montadora líder de vendas. Segundo a Fenabrave, ela possui 22,1% das vendas de veículos entre janeiro e junho deste ano. 

Além disso, os utilitários esportivos vem ganhando mais espaço. Alguns deles já estão entre os 10 carros mais vendidos do País, por exemplo. 

A fábrica aniversariante

Fotos: Divulgação/Stellantis/Fiat do Brasil

Inaugurada em 9 de julho de 1976, a fábrica da Fiat em Betim-MG, região metropolitana de Belo Horizonte, é bastante importante para a história da indústria automobilistica brasileira. Ela foi a primeira a instalar-se fora do estado de São Paulo.

Além disso, diversos veículos famosos foram feitos por lá. O primeiro foi o icônio hatch 147.  Depois vieram outros sucessos de venda, como o Uno, o Palio e, mais recentemente, a Toro. Segundo a própria Fiat, já foram feitos por lá 16 milhões de veículos (3,6 milhões fora exportados).

Fotos: Divulgação/Stellantis/Fiat do Brasil
Fotos: Divulgação/Stellantis/Fiat do Brasil

Ainda de acordo com a maca o Polo Automotivo de Betim gera emprego para 13 mil pessoas. A fábrica ocupa uma área de 2,2 milhões de metros quadrados. Ela pode ainda produzir 700 mil veículos (entre automóveis de passeio e comerciais leves). Além disso, tem capacidade para a produção de 1,3 milhão de motores e transmissões (por ano).

 

Pedro Giordan

Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde abril de 2021. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

O post Fiat Pulse tem fabricação iniciada durante os 45 anos da marca no Brasil apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?