Não categorizado

Fiat Punto pode voltar como SUV elétrico e com base do Peugeot

Fiat Punto com versão elétrica pode ser realidade

O Fiat Punto voltará ao mercado global e segundo informações, o modelo terá uma versão 100%. Porém, o destino do modelo é a Europa.

Fiat Punto elétrico pode ser realidade
Punto (Foto: Divulgação)

O que se sabe sobre retorno do Fiat Punto

Através de teleconferência, o CEO do Grupo Stellantis, Carlos Tavares, afirmou que o modelo voltará a ser produzido. O mesmo também informou que pretende eletrificar a frota das montadoras pertencentes ao Grupo Stellantis até 2030, sendo que o mercado europeu teria um percentual de 70% de vendas de elétricos, e o mercado norte-americano 40% do mesmo segmento.

A informação foi dada por Tavares para o jornal italiano La Repubblica , “até 2030, 70% das vendas europeias das marcas que compõem a serão de modelos elétricos, enquanto nos Estados Unidos esse percentual ficará na faixa dos 40%”.

Com isso, a especulação para que o Punto retorne como um elétrico é grande. A informação ganha mais força com a intenção da Fiat de investir novamente em modelos compactos no mercado europeu.

Para esse lançamento deduza-se que o modelo será apresentado em 2023 e que virá sobre a plataforma CMP, a mesma usada pelo Citroën C4, e as versões europeias do Peugeot 208 e 2008.

Fiat Punto elétrico pode ser realidade
Fiat Punto EXL (Foto: Divulgação)

A ideia não é nova e desde 2019 estudam a eletrificação do modelo. Além disso, o Punto pode servir de base para a criação de um SUV também elétrico.

Segundo a Mobiauto, as versões terão uma gama bem diversificada, entre configurações à combustão, híbridas e a 100% elétrica. Essa última pode chegar a ter uma autonomia de até 700 km.

Por enquanto, não há indícios de que o modelo virá para o mercado brasileiro. Mas sabemos que o plano de eletrificação da Stellantis é global, e o Brasil já conta com versões elétricas de modelos à combustão.

Talvez, não seja uma realidade tão distante, já que por aqui, temos o recém lançado Fiat 500 e o Peugeot 208, ambos elétricos derivados de modelos à combustão e com história e público forte no mercado.

Fiat Punto elétrico pode se tornar realidade
Peugeot 208 (Foto: Divulgação)

Veja também: Lançamento do elétrico Fiat 500e foi o destaque da semana

Esse último, o Peugeot 208, representa bem a ideia que querem desenvolver com o Punto, um modelo já consagrado no mercado, com configuração a combustão, e outra híbrida ou 100% elétrica.

A história do Fiat Punto no mercado nacional

O Punto foi lançado no mercado Europeu a quase 30 anos, mais precisamente em 1993. Por aqui, ele só chegou em 2007 já na terceira geração. O Fiat Punto saiu de linha em 2017. Com uma década no mercado nacional, o modelo compacto tinha como principal concorrente o Volkswagen Polo.

Tanto no mercado global, quanto por aqui, o modelo sempre teve uma gama de motorização bem diversificada. Entre elas o motor Fire 1.4 8V Flex, que gerava 85 cv de potência e 12,4 kgf,m de torque com etanol e 86 cv de potência e 12,5 kgf,m de torque com gasolina.

O modelo também tinha motorização 1.8 da GM, que gerava 115 cv de potência e 18,5 kgf,m de torque com etanol e 113 cv de potência e 18 kgfm de torque com etanol.

Além disso, o modelo também foi o responsável por popularizar os itens de tecnologia embarcada usada nos veículo da época.

Fiat Punto elétrico pode se tornar realidade
Fiat Punto EXL (Foto: Divulgação)

 

 

Nicole Santana

Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo, e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe.

O post Fiat Punto pode voltar como SUV elétrico e com base do Peugeot apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?