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Flex sem tanquinho: qual é o “pulo do gato”?

Já comentamos neste portal a dificuldade de se fazer funcionar o motor do carro flex abastecido com etanol nos dias mais frios.

A maioria desses automóveis ainda tem sob o capô aquele famigerado tanquinho auxiliar de gasolina para partida a frio. Um dispositivo “quebra-galho” lançado com o carro flex em 2003 e que ainda existe, por incrível que pareça. Causa tanto problema e aborrece tanto o motorista que já foi abolido por algumas fábricas, mas permanece em outras.


Automóveis mais modernos já abandonaram esse sistema obsoleto e muitos motoristas questionam como se liga então o motor do carro flex abastecido com etanol e sem o tanquinho.

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Então, qual é o “pulo do gato”? São dois:

  1. Aquecer o etanol quando chega ao motor (nos bicos injetores), pois aí ele se vaporiza e não há problemas para o motor funcionar.
  2. Sistema nenhum: o motor que tem injeção direta de combustível não precisa de nenhum dispositivo específico, pois a bomba exerce tamanha pressão sobre o combustível no momento da injeção, que o etanol se vaporiza em qualquer temperatura

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