Não categorizado

Ford Ka lidera venda de usados, conforme plataforma

Ford Ka

O Ford Ka foi um dos hatches compactos mais populares que o Brasil já teve. Ele teve três gerações que chamavam a atenção pela simplicidade. No entanto, acabou saindo de linha com o fechamento da fábrica da montadora em Camaçari-BA. Mas ele continua fazendo sucesso. Na plataforma Carupi, por exemplo, o carro lidera venda de usados.

Este é um mercado que não para de crescer. Diversos índices e levantamentos confirmam que a venda de usados no Brasil vem crescendo de forma acentuada ao longo deste ano. A venda de seminovos idem. Muito disso pode ser colocado na conta do aumento dos preços dos carros 0km. Sem falar da crise dos semicondutores, que afetou diversas marcas.

Ford Ka (Foto: Divulgação/Ford)

Ford Ka representa 8,4% das vendas de veículos usados, diz plataforma

De acordo com a Fenabrave, foram negociados 1.074.324 carros usados – contando automóveis de passeio e comerciais leves. Ou seja, um crescimento de 1,25% com relação ao mês de julho. Sem falar que isso representa um aumento de 17,12% comparado ao mês de agosto de 2020.

Este dado faz parte de um levantamento feito pela empresa. O carro da montadora norte-americana aparece na liderança por representar 8,4% das vendas no site. Lançado originalmente em 1997, o carro passou por duas mudanças. Em 2007, o carro ficou um pouco maior. Já em 2014, a grande transformação. Ele ganhou mais duas portas e até uma versão sedã.

Ford Ka
Renault Sandero (Foto: Divulgação/Renault)

Veja também: Tudo sobre o VW Gol 2022, um dos carros mais econômicos do Brasil!

Outros dois hatches populares fecham o pódio. Com 6,9% das vendas, o Renault Sandero aparece na segunda posição. Ao contrário do Ford Ka, o modelo francês está sendo vendido até hoje.

Ford Ka
Ford Fiesta (Foto: Divulgação/Ford)

Outro carro da Ford está na terceira posição. O Fiesta, irmão maior do Ka, ainda é vendido no mercado europeu. Por aqui, ele saiu de linha no ano de 2019.

Mas no mercado de veículos usados, continua vivo. Segundo a Carupi, ele possui uma participação de de 5,4% nas vendas do mês de agosto. O hatch médio Focus (3,9%) e o SUV compacto EcoSport (3,7%) também aparecem entre os primeiros.

Jeep Compass também se destaca entre os usados

Ford Ka
Jeep Compass (Foto: Divulgação/Jeep)

Atualmente, o Jeep Compass se posiciona como o principal SUV médio do mercado de carros novos. No mercado de veículos usados, a lógica parece ser a mesma. Isso porque ele também se destaca no levantamento da plataforma de carros usados.

Segundo esta pesquisa, suas vendas representam 4,3% de todas as vendas. Feito na fábrica de Goiana-PE, ele foi lançado em 2016. Neste ano, passou por uma reestilização.

Honda Fit (Foto: Divulgação/Honda)

Outro veículo bastante procurado e comercializado é o Honda Fit. O monovolume da montadora japonesa também está sendo vendido até hoje. Sua primeira geração surgiu em 2003. Já a segunda foi lançada em 2008. Enquanto isso, em 2014 , a Honda apresentou a atual geração.

Preços dos carros usados cresceram

Recentemente, a KBB Brasil divulgou um levantamento sobre preços dos carros usados no Brasil. De acordo com o Monitor de Variação de Preços feito pela empresa, houve um aumento médio de 1,46% nos valores dos veículos usados. Os preços dos carros anos modelo 2011, por exemplo, cresceram 3,15%.

Por fim, os de seminovos também foram avaliados. Neste caso, o crescimento foi apenas de 0,92%. Sendo que o maior aumento foi registrado nos veículos de ano modelo 2018 (1,32%).

Pedro Giordan

Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde abril de 2021. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

O post Ford Ka lidera venda de usados, conforme plataforma apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?