Não categorizado

Honda CG completa 45 anos e segue liderando mercado no Brasil

Honda CG

A linha Honda CG, primeira família de motos produzidas no Brasil, completa 45 anos e soma mai de 13,5 milhões de unidades. A linha lidera o ranking das mais vendidas há anos!

honda motos
(Foto: Divulgação/Honda)

Honda CG: 45 anos de história e liderança

A linha CG Honda completa 45 anos como a moto e o veículo mais emplacado no Brasil. De acordo com a Fenabrave são mais de 13,5 milhões de unidades, desde que a Honda começou a ser fabricada em  Manaus.

E, a pandemia da Covid-19, ao contrário do que ocorreu com alguns segmentos de veículos, acabou por dar mais impulso à linha. Neste caso, conforme dados da montadora, a procura passou a ser ainda maior pela linha. Em especial, pelos motofretistas – que se multiplicaram nos grandes centros urbanos.

Por exemplo, a venda de cotas de consórcio da marca cresceu 40% entre abril e dezembro de 2020, em relação ao mesmo período de 2019.

A Honda CG foi a primeira motocicleta nacional, inaugurando a linha de montagem da Honda em 1976. E, ainda hoje, representa 35% da produção da Honda. Ou seja, o que significa mais de 300 mil unidades produzidas em 2021.

Motos mais vendidas: veja os 10 modelos líderes em junho
Honda CG 160 foi a o modelo mais vendido em junho/2021. (Foto: Divulgação/Honda)

Aproveite e leia: Motos mais vendidas no início de agosto de 2021; Honda CG sai na frente

A linha ainda detém mais de 80% de mercado de seu segmento, o chamado “street”. Assim, de acordo com a Honda, dos 26 modelos em produção no país, quatro são da família CG. Enquanto isso, em relação à participação total, a família fica dom  25%, em um cenário estimado em 1,1 milhão de motos montadas neste ano.

O diretor comercial da Honda Motos, Alexandre Cury diz  (em entrevista para o jornal Valor Econômico) que a CG não é a moto de entrada da marca. Ou seja, não se trata da linha mais barata da Honda. Mas, é um dos melhores custo benefício do mercado de motos.

Sucesso em todo o país

Além disso, ao contrário do que ocorre com os outros modelos que têm concentração de vendas regionalizado, a Honda CG vende bem em todos os Estados e por motivos diferentes. Se nos grandes centros urbanos prevalece as entregas,  a linha é usada o deslocamento diário das pessoas em ambientes não-urbanos.

“A CG tem um conjunto que a torna atrativa. Tem consumo baixo, robustez, baixo custo de manutenção e valor de revenda. Para o motofretista ou para quem a usa para o deslocamento diário, não de forma profissional, esse conjunto pesa na tomada de decisão de compra”, afirmou o diretor comercial da Honda Motos, na entrevista.

lançamentos honda
Honda 2020 CG 160 Cargo. (Foto: Divulgação/Honda)

Você pode se interessar também por: Conheça a Honda CG 160 2022

“Na medida que temos um cliente com poder aquisitivo menor, se houver uma forte depreciação ele enfrentará mais dificuldades na hora de trocar de moto”, concluiu Cury.

Por fim, a  montadora revela que está concluindo o investimento de R$ 500 milhões em Manaus, anunciado em 2019. Desa forma, para atingir a expectativa de fechar 2021 com expansão de 20% em volume. Atualmente, a fábrica conta com sete mil funcionários e uma produção média diária está em 4,2 mil unidades.

 

Com informações da Honda e do jornal Valor Econômico

 

Erica Franco

Erica FrancoJornalista por formação, com mais de 15 anos de experiência em redação em geral. Passagens pelo caderno Máquina e Moto Máquina do jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista e site Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros.

O post Honda CG completa 45 anos e segue liderando mercado no Brasil apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?