Não categorizado

Interesse dos jovens em obter CNH cai 10,5%, aponta Detran-SP

cnh

Um levantamento do Detran-SP apurou que o número de pessoas com CNH no estado paulista, dentro da faixa etária de 18 a 30 anos, caiu de 4.872 milhões (junho de 2015) para 4.356 milhões (junho de 2021).

Assim, uma queda de 10,5% em seis anos. E, de acordo com especialistas, fatores econômicos, culturais e sociais explicam esta queda. Veja!

cnh
Facilidades do transporte por aplicativo também refletem nos dados do Detran-SP. Foto: Dário de Votuporanga

Jovens têm revelado desinteresse na CNH

De acordo com especialistas, a queda no interesse por tirar a primeira habilitação entre os jovens de 18 a 30 anos, possivelmente, não é um fato exclusivo do estado de SP. Isso porque fatores econômicos, culturais e sociais podem justificar tal apuração.

Por exemplo, para o diretor-presidente do Detran-SP, Neto Mascellani, o fato se trata de uma tendência nacional e até mundial entre os jovens.

“Fatores culturais e econômicos influenciam o perfil dos motoristas com o passar dos anos. Hoje temos uma geração que se preocupa mais com a questão ambiental e a facilidade oferecida pelos aplicativos de transporte”, ponderou o diretor-presidente.

“Os jovens, hoje, têm outras expectativas. Essa discussão sobre mudanças dos modais é mundial”, concluiu Mascellanni, por meio de nota à imprensa, como para o site  G1.

Além disso, para a diretora-executiva da Fenactran (Federação Nacional das Cooperativas de Trabalho dos Médicos e Psicólogos Peritos de Trânsito), Márcia Menezes, os preços dos carros, além do custo da manutenção estão cada vez mais altos. Assim, de acordo com Márcia, esses também são motivos para a queda do interesse dos jovens por tirar a CNH.

“Muitos optam por aplicativos de uso temporário. Mudou também a representação social sobre veículos, vistos como essenciais pelos mais velhos, acostumados a enxergar no carro um símbolo de independência, conquistas e poder”, explicou a diretora-executiva da Federação, em nota para o G1.

Preços de ter em manter um carro refletem na queda de jovens habilitados. Imagem ilustrativa

Aproveite e veja: carros usados mais baratos que o VW Virtus 1.6 2022

Jovens preferem o transporte por aplicativo

Conforme o site Segs, a professora Carolina Cheres, de 27 anos, que reside na Grande São Paulo, não é habilitada. Carolina disse, em entrevista, que prefere se locomover por aplicativos ou mesmo por ônibus e metrô.

Dessa forma, a professora de 27 anos ressalta que não se preocupa com IPVA, combustíveis, multas e outros custos e eventuais problemas de dirigir e ter um veículo.

Outro jovem entrevistado pelo mesmo site, de 21 anos e que reside em SP, contou que não tem interesse, no momento, em tirar a CNH. De acordo com ele, a pandemia também influenciou, pois ele tem saído pouco.

Além disso, o jovem ressaltou que, antes da pandemia da Covid-19, preferia se locomover por transporte por aplicativo, por ser mais cômodo e mais barato do que manter um carro.

Erica Franco

Erica FrancoJornalista por formação, com mais de 15 anos de experiência em redação em geral. Passagens pelo caderno Máquina e Moto Máquina do jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista e site Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros.

O post Interesse dos jovens em obter CNH cai 10,5%, aponta Detran-SP apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?