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iPhone 13 ou andar à pé? Esses 5 carros têm o mesmo preço do aparelho

Nesta terça (14) a Apple realizou um evento online para apresentar a 13ª geração do iPhone. E, como em todo lançamento de iPhone, o preço do smartphone sempre chega a um novo patamar. Segundo a Apple, os preços partem de R$6.599 no iPhone 13 mini de 128 gb e pode atingir R$15.499 no iPhone 13 Pro Max de 1tb.

Apaixonados por carros olham essa cifra e já começa a pensar nos modelos que poderiam comprar com esse valor. No AutoPapo não é diferente: o valor do aparelho mais caro nos fez lembrar de carros divertidos, que podem ser boa pedida para o uso diário.

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1. Chevrolet Omega GLS

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O Omega CD marcou os anos 90, mas o GLS também não fez feio (Foto: Chevrolet | Divulgação)

O iPhone 13 Pro Max com memória de 1 terabyte é o topo de linha da Apple, nada mais justo que começar com o carro que foi o topo de linha da Chevrolet no Brasil. Mas existe um porém: o verdadeiro topo de linha, o Omega CD com motor seis cilindros, está bastante valorizado e já goza o status de clássico por estar perto de completar 30 anos.

O Omega GLS já conta com boa parte dos itens de luxo do CD: bancos forrados em veludo, ar condicionado, vidros elétricos, teto solar (opcional) e computador de bordo (também opcional). Comum a todos os Omega é o amplo espaço interno, além da dinâmica que concilia conforto com uma boa estabilidade e da tração traseira.

Os motores seis cilindros em linha, tanto o 3.0 alemão quanto o 4.1 brasileiro, fizeram a fama de desempenho do Omega. Mas quatro cilindros Família 2 não faz feio, pois, apesar de grande, o sedã não é tão pesado quanto aparenta: 1.275 kg. É mais pesado que a última geração do Vectra e mais leve que a primeira do Cruze.

Por isso, os motores 2.0 ou 2.2 à gasolina, ambos produzindo 116 cv, e o 2.0 à álcool, com 130 cv, conseguem um desempenho decente. Segundo dados do fabricante a aceleração de zero a 100 km/h é na faixa dos 11 segundos, e a velocidade máxima é de 190 km/h. Se não estiver satisfeito, existem dezenas de receitas conhecidas para preparar esse motor, mas aí entra o valor de mais um iPhone.

2. Fiat Mille Fire Flex 2006

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Compacto, leve, robusto e econômico: o Mille é um bom companheiro e custa o preço de um iPhone 13 (Foto: Fiat | Divulgação)

Voltando para o mundo real, onde a gasolina está cada vez mais cara e utilizar o carro na cidade se tornou um desafio devido aos custos, o Fiat Mille com motor Fire pode ser a solução. O ano 2006 é o mais novo até R$ 15,5 mil, segundo a tabela Fipe, e os valores nos sites de usados parecem repetir essa média.

O Mille já era um projeto antigo em 2006, porém era um carro leve e com aerodinâmica boa para um hatchback, mesmo nos padrões dos anos 2000. Graças a esses atributos, o compacto é bastante econômico.

Outro trunfo do Mille é a manutenção barata e simples. O motor Fire é produzido até hoje, portanto, a oferta de peças é farta e os mecânicos são velhos conhecidos do motor. E o carro é robusto, sendo considerado como o sucessor do Fusca pelo interior do Brasil.

O comprador precisa ficar atento na hora de comprar um Mille para não pegar um modelo que tenha essa robustez testada ao extremo pelo dono anterior. Outro problema na hora de comprar um Mille usado é que itens como ar-condicionado e direção hidráulica, que facilitam a vida do motorista no uso diário, não eram de série.

3. Ford Ka Action

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O Ka Action e o MP3 1.6 trazem a diversão do XR, mas sem a decoração (Foto: Ford | Divulgação)

O Ford Ka XR é um dos carros mais divertidos já feitos no Brasil. A carroceria leve e diminuta do Ka aliada ao motor 1.6 Zetec Rocam de 95 cv é capaz de incomodar muito carro maior, seja nas retas ou em estradas sinuosas.

Mas assim como ocorre com o Omega CD, o Ka XR já é valorizado. Mas existe uma alternativa dentro da faixa de preço do iPhone: o Ka Action. Essa versão trazia o motor 1.6 e a suspensão esportiva do XR, mas deixava para trás rodas de liga leve, spoilers e saias. Ar-condicionado e direção hidráulica eram opcionais no Action.

Assim como o Mille, não existem mistérios na mecânica do Ka Action. O motor Zetec Rocam é velho conhecido dos brasileiros e foi usado no Fiesta até 2014. Esse motor utiliza corrente metálica, mais durável que a correia dentada.

O valor na tabela Fipe do Ka 1.6 Action varia entre R$ 12,5 mil a R$ 14,8 mil. Nos classificados de usados, o hatch esportivo pode ser encontrado próximo a esses valores, podendo passar em unidades mais bem conservadas. O modelo MP3 1.6 é similar ao Action, trazendo como diferencial o sistema de som.

4. Fiat Palio Adventure 1.6 16v

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A segunda geração do Palio trazia desenho assinado por Giorgetto Giugiaro; o iPhone 13 tem desenho italiano? (Foto: Fiat | DIvulgação)

A última perua fabricada no Brasil foi a Fiat Palio Weekend. Essa versão familiar do Palio foi oferecida em uma infinidade de modelos, incluindo versões 1.0. Na faixa de preço do iPhone topo de linha é possível encontrar versões bem equipadas da segunda geração.

Destacamos a versão Adventure com o motor 1.6 16v por ser uma variante mais fácil de encontrar no mercado que a topo de linha Stile. A perua se diferencia do hatch pelo entre-eixos 9 cm maior e pela suspensão traseira independente com braços arrastados.

Na versão aventureira a altura em relação ao solo é de 17 cm, capaz de lidar com obstáculos urbanos e apta para aquela ida a uma cachoeira no final de semana. Na roupagem aventureira vem o obsoleto quebra-mato, faróis de neblina e de longo alcance, rodas de liga leve e rack duplo no teto.

Os preços da segunda geração da perua variam de R$ 14 mil a R$ 15,8 mil quando equipada com o motor 1.6. Na linha 2004 o motor foi trocado pelo 1.8 da Chevrolet, que é mais valorizada no mercado de usados e traz mais torque em baixas rotações.

5. Ford Focus (1ª geração)

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O Ford Focus de primeira geração não valorizou como os concorrentes Chevrolet Astra e Volkswagen Golf, se tornando uma opção interessante de usado (Foto: Ford | Divulgação)

O Ford Focus revolucionou o mercado de carros médios na Europa quando foi lançado, em 1998. Seu projeto moderno, desenho ousado e suspensão traseira independente do tipo multibraço garantiram ao hatch diversos prêmios.

Dois anos mais tarde ele passou a ser fabricado na Argentina e vendido no Brasil. Pelo preço de um iPhone 13 Pro Max é possível encontrar quase todas as versões da primeira geração do hatch: a exceção fica para os modelos equipados com motor 2.0 Duratec, feitos a partir de 2005.

No lado mais sensato do Focus existem as versões 1.6, que usam o mesmo Zetec Rocam do Ka, Fiesta, Escort e EcoSport. Porém, não espere manutenção tão barata quanto a do compacto no resto do carro. Afinal, estamos falando de um hatch médio com suspensão sofisticada.

Quem procura mais desempenho ou um interior mais equipado tem com opção as versões com os motores 1.8 e 2.0 da família Zetec, comuns ao último Escort e ao Mondeo. Independente da mecânica, o comprador de um Focus estará bem servido em espaço interno, conforto e estabilidade.

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