Não categorizado

IPVA 2022: Ceará não vai aumentar alíquota, mas imposto pode ficar mais caro

IPVA 2022

A hora de pagar o IPVA 2022 está chegando e muitas pessoas já começam a se organizar para o pagamento desta taxa. E os moradores do estado do Ceará terão um pequeno conforto no pagamento da taxa. Isso porque a Secretária da Fazenda (Sefaz) do estado não irá diminuir as alíquotas para os motoristas deste estado. Este é usado para calcular a taxa. No entanto, o valor ainda poderá ser maior que o valor cobrado neste ano.

IPVA 2022
Foto: Pixabay.com

IPVA 2022: Ceará não vai aumentar alíquota, mas imposto pode ficar mais caro

A informação é do site de noticias FDR. De acordo com a publicação, o objetivo do governo é ajudar os moradores deste estado a não acumular dividas diante deste cenário de pandemia. Atualmente, a porcentagem cobrada no local é de 2,5%. O mesmo válido para alguns estados da Região Nordeste, como o Maranhão, Paraíba e Sergipe. No entanto, os moradores do local podem pagar mais no ano que vem.

IPVA 2022
Foto: Why Kei/Unsplash.com

Isso porque o valor de mercado dos veículos (a famosa Tabela Fipe) ficou maior durante este ano. A própria FIPE estima que os preços dos carros novos subiram 19,9%. Mas existe justificativas para os preços aumentarem tanto. O mercado passou por uma grande crise por conta da falta de semicondutores. Isso prejudicou algumas marcas e os estoques se esvaziaram. A alta do dólar também pode ter feito com que os preços aumentarem.

E o valor venal do veículo é fundamental para que Secretária da Fazenda calcule o valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). No caso, o valor venal de setembro do ano anterior é multiplicado pela alíquota e depois é dividido por 100. Lembrando que a alíquota pode mudar de acordo com o estado. O calendário com os preços que os habitantes locais precisarão pagar.

O IPVA 2022 é uma das taxas obrigatórias. Todo ano, os motoristas precisam pagar esta taxa para que seja possível pagar o licenciamento. O pagamento depende muito da regra de cada estado. No local, se você pagar em uma única parcela, você pode ganhar um desconto de 5%. A emissão dos boletos pode ser feitas por meio do site da Secretária da Fazenda do Estado. É possível usar também o aplicativo Meu IPVA.

Pagar dividas com o Detran

Foto: Pixabay.com

Possui dívidas com o Detran-CE ou está com algum imposto atrasado? Agora, os moradores do estado do Ceará poderão aderir a um novo programa que perdoa dívidas com o governo. As inscrições para o Programa de Recuperação Fiscal (Refis) começarão na próxima quarta-feira (01/12) e irão até o dia 30 de dezembro. A expectativa é que 500 mil pessoas sejam inscritas e possam ter suas dividas perdoadas.

E nele você poderá negociar débitos em aberto de alguns dos impostos ligados aos veículos. O IPVA é um deles. No caso, as pessoas que possuem dividas anteriores ao dia 30 de dezembro de 2020 deste imposto podem renegociar a divida,. Sendo que caso você preferir pagar á vista ou parcelar o valor em três vezes, haverá uma diminuição  de 60% da multa e dos juros de mora.

Caso o número de parcelas for maior, esta diminuição será de apenas 40%. Dividas relacionadas ao ICMS, multas, ITCD e entre outras também poderão negociadas. Os interessados deverão fazer a inscrição no portal oficial da Secretária da Fazenda do Estado do Ceará.

13° salário
Foto: Pixabay.com

Com informações de FDR/G1

Pedro Giordan

Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

O post IPVA 2022: Ceará não vai aumentar alíquota, mas imposto pode ficar mais caro apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?