Não categorizado

IPVA 2022 Rio Grande do Norte: veja vencimentos!

Confira as informações sobre o IPVA 2022 no RN

O IPVA 2022 no Rio Grande do Norte já tem calendário divulgado. Para cota única, haverá desconto de 5%. No entanto, para quem preferir, poderá pagar o tributo em até sete vezes. Veja informações!

Confira as informações sobre o IPVA 2022 no RN
Confira as informações sobre o IPVA 2022 no RN (Foto: Pixabay)

IPVA 2022 no RN: imposto terá desconto de 5% e sete parcelas para pagamento

A Secretaria Estadual de Tributação (SET-RN) já definiu o novo calendário do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referente ao exercício de 2022. O primeiro vencimento já ocorre no dia 11 de março e a novidade é que o contribuinte poderá dividir o tributo em até sete vezes.

O pagamento do IPVA 2022 pode ocorrer em sete parcelas – desde que a parcela não seja inferior a R$ 100,00, começando em março e terminando em dezembro. Os meses de pagamento estão de acordo com o final da placa do veículo.

VEJA TAMBÉM

A parcela única pode ser paga com desconto de 5% no mês de vencimento do IPVA do veículo, de acordo com o calendário de pagamento – março para as placas terminadas em 1 e 2 e os outros meses com os números subsequentes.

Para os contribuintes cadastrados no Programa Nota Potiguar o desconto pode subir para 10% tanto na cota única quanto no parcelamento.

Dessa forma, o vencimento da primeira parcela do IPVA 2022 no Rio Grande do Norte, ou da cota única será o mês de março para os veículos com final de placa 1 e 2. Em abril, os modelos com final de placa 3, 4 e 5 deverão pagar a primeira parcela do tributo. Os carros com placa final 6, 7 e 8 terão até o mês de maio para pagar a primeira parcela. Por fim, os carros com placa final 9 e 0 iniciarão os pagamentos em junho de 2022.

Veja também: Tudo sobre o VW Gol 2022, um dos carros mais econômicos do Brasil!

Veja na tabela abaixo o calendário completo do pagamento do IPVA 2022 no Rio Grande do Norte de acordo com a Secretaria Estadual de Tributação do estado.

Confira o calendário de pagamento do IPVA 2022 no RN
Confira o calendário de pagamento do IPVA 2022 no RN (Foto: SET RN)

A medida mantém o prazo para pagamento do IPVA no RN a partir do terceiro mês do ano, evitando o ônus deste imposto para os contribuintes nos dois primeiros meses do ano, que já são comprometidos com outras despesas.

Em 2022, o IPVA do estado será calculado sobre o IPCA e não com base na Fipe

Importante destacar que, como medida de conter os aumentos que o imposto teria caso calculado com base nos valores da Tabela Fipe, fonte base para a taxação, excepcionalmente para o ano de 2022, a base de cálculo utilizada foi a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ocorrida no período de novembro de 2020 a outubro de 2021.

Para os veículos novos adquiridos no exercício de 2021, a base de cálculo do IPVA será a pesquisa aplicada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) no ano de 2021, em razão desses veículos não terem sido objetos da pesquisa realizada pela FIPE no ano de 2020.

Confira as informações sobre o IPVA 2022 no RN
Esse ano, o tributo foi calculado com base no IPCA (Foto: Pixabay)

Com informações: Secretaria Estadual de Tributação do RN

Nicole Santana

Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

O post IPVA 2022 Rio Grande do Norte: veja vencimentos! apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?