Não categorizado

IPVA 2022 tem pagamento facilitado por app; saiba como fazer!

IPVA 2022

Mais um ano está começando e muitos motoristas já estão se planejando para pagar todos os impostos relacionados ao uso de seu veículo. Sendo que o principal deles é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Em muitos os estados, o calendário do IPVA já foi divulgado. E o IPVA 2022 tem pagamento facilitado por meio de app’s. Veja a seguir!

Foto: Pixabay.com

IPVA 2022 tem pagamento facilitado por app; saiba como fazer!

O pagamento deste tributo é fundamental. Isso porque você não consegue fazer o pagamento do licenciamento sem ele. O valor depende de alguns fatores. A Secretária da Fazenda do seu estado leva em consideração as alíquotas estaduais e o valor venal dos carros usados. No caso de veículos 0km, é usado o valor de nota fiscal do veículo. E até por isso, o  valor do imposto pode estar 22,54% (em São Paulo) maior, segundo a FIPE.

Foto: Pixabay.com

Em muitos estados, os motoristas podem escolher a forma de pagamento: cota única e parcelamento. Mas os condutores de carros, motos e caminhões também pode usar alguns aplicativos para consultar algumas informações e pagar o IPVA 2022. O aplicativo da Zul+ é um deles. Na última segunda-feira (03/11), a AutoTech liberou a função para o pagamento simplificado para condutores do estado de São Paulo, do Paraná e de Santa Catarina.

O interessado pode quitar o valor pelo aplicativo usando o Pix. Além disso, é possivel parcelar em até 12 vezes usando um cartão de crédito. Neste caso, a empresa diz que o “custo da transação no aplicativo varia de acordo com o valor do imposto e o número de parcelas escolhido”. Com o aplicativo, a regularização deste tributo pode levar até dois dias úteis. E o processo para realizar o pagamento é bastante simples.

IPVA 2022
Foto: Obi Onyeador/Unsplash.com

Primeiramente, você precisa baixar o aplicativo em seu celular. Ele é gratis. Sem falar que está disponível tanto para celulares Android quanto para celulares iOS (IPhone). No aplicativo, você deve clicar a função tributos. Será necessário fazer um cadastro (nome, CPF e e-mail). Depois será pedido os dados do veículo, como placa, modelo e o Renavam. Depois, o aplicativo mostrará o valor e as formas de pagamento. Por fim, é só confirmar o pagamento.

IPVA 2022 em São Paulo

Conforme você vem acompanhando aqui no Garagem360, diversos estados já divulgaram o calendário para o pagamento do IPVA 2022. E todos os estados onde o aplicativo da Zul+ está disponível já disponibilizaram os calendários. Em São Paulo, por exemplo, os donos de automóveis, camionetas, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus, motos e similares podem  pagar a cota única só em janeiro (dependendo do número final da placa). Neste caso, eles terão um desconto de 9%.

IPVA 2022 por estados: Confira aqui todos os calendários!

Agora, quem decidir pagar a cota única até o mês de março (dependendo do final da placa) terá um desconto de apenas 5%. É ainda possível parcelar o valor em cinco vezes (com desconto de 5%). Lembrando que donos de veículos 0km terão desconto de apenas 3% na cota única e não terão bônus caso o valor seja parcelado. Já os prazos para a cota única de caminhões são: janeiro (desconto de 9%) e abril (desconto de 5%). O calendário você pode conferir aqui.

IPVA no Paraná

IPVA 2022
Foto: Pixabay.com

Já no estado do Paraná o desconto será um pouco menor. Quem pagar a cota única durante o mês de janeiro terá um desconto de 3%. Além disso, os paranaenses podem dividir o valor em até cinco vezes (entre janeiro e maio). Agora, com relação o calendário, os paranaenses poderão pagar a cota única só em janeiro. Já as parcelas ficam divididas entre os meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio. Clique aqui para mais detalhes.

IPVA em Santa Catarina

Por fim, os moradores de Santa Catarina também já sabem quando irão pagar o IPVA 2022. Neste caso, o estado não oferecerá descontos especiais para o pagamento do tributo. As formas de pagamento são duas: cota única ou parcelamento em três vezes. O prazo de vencimento depende do final da placa.

Por exemplo: se a placa do seu carro termina em 1, você tem até 31 de janeiro para pagar a cota única. Já as três parcelas (caso o motorista escolha) serão nos dias 10 de janeiro, 10 de fevereiro e 10 de março. É possível conferir a tabela completa nesta página.

 

 

Pedro Giordan

Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

O post IPVA 2022 tem pagamento facilitado por app; saiba como fazer! apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?