Não categorizado

Isenção de IPVA 2022: Descubra as regras atuais por estado!

carros isentos de IPVA

O IPVA é um imposto que deve ser pago anualmente. Porém, além de veículos PcD que possuem a isenção prevista em lei, outros modelos também estão livres de pagar a taxa. Porém, a regra muda de acordo com cada estado. Dessa forma, veja abaixo as principais regras em cada um deles para o IPVA 2022 *, que já vem chamando a atenção, pois deve ficar mais caro para quem pagará!

carros com isenção de IPVA
Volkswagen Gol G5 (Foto: Divulgação)

Regras para a isenção do IPVA 2022 * por estado

A média de vida útil de um automóvel no mercado brasileiro é de 30 anos. Dessa forma, a cada ano que passa, mais carros ficam isentos do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, devido ao tempo. Mas cada estado adota um período para a isenção, e outros, apenas reduzem a taxa do imposto para veículos mais antigos, veja!

A isenção do IPVA após 10 anos de fabricação

Em locais como o estado do Acre, Rio Grande do Norte e Roraima, os carros fabricados a mais de 10 anos não precisam mais pagar o IPVA. Ou seja, atualmente, por lá, carros com feitos em 2011, não pagam mais o imposto.

Para se ter uma noção, os cinco mais vendidos há 10 anos eram o Volkswagen Gol, Fiat Uno, Chevrolet Celta e Corsa sedan,  além da Fiat Strada, que em agosto atingiu o marco de carro mais vendido do mercado brasileiro. O Gol, carro mais vendido em disparada, emplacou em 2011 293.475 unidades naquele período.

É válido destacar que, o que importa para a isenção do IPVA é o ano de fabricação do modelo, e não de lançamento. Ou seja, se você tem um carro ano 2010, mas foi fabricado em 2011, já recebe a isenção nos estados citados.

A lista de isenção após 15 anos é maior

Aqui, a lista fica um pouco maior, e no quesito tempo, a maioria dos estados adota o período de 15 anos de fabricação para isentar um veículo da isenção do  IPVA, entre eles estão o Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e, por fim, Tocantins.

Parece que foi ontem, mas há 15 anos, o ano era 2006, e se sobre os mais vendidos na época, o Volkswagen Gol ainda permanece na liderança, afinal, o hatch na montadora alemã foi por muitos anos, e carro mais vendido do mercado nacional. Além dele, o Fiat Palio, o Chevrolet Celta, o Uno e o Volkswagen Fox também eram sucesso. Esse último, hoje sofre com a pouca procura e está ameaçado de extinção.

carros com isenção de IPVA
Chevrolet Celta (Foto: Divulgação)

Aproveite e veja também: Renault Sandero 2022 tem preços acessíveis com visual modernizado

São Paulo e outros estados isentam veículos a partir de 20 anos de fabricação

Mais exigentes em relação ao tempo de fabricação, estados como São Paulo, Alagoas, Paraná e Rio Grande do Sul exigem que o carro tenha no mínimo 20 anos de fabricação. Ou seja, considerando o ano de 2021, apenas modelos anteriores a 2001 são isentos da taxa do IPVA.

Estados que não isentam o IPVA 2022 **

Por fim, alguns locais, como a terra do pão de queijo, Minas Gerais, os veículos fabricados, mesmo que antigos não recebem a isenção do IPVA, apenas recebem a redução gradativa.

carros com isenção de IPVA
Fiat Uno (Foto: Divulgação)

** É válido destacar que as regras citadas acima tem como base o ano atual. Dessa forma, mudanças podem acontecer e alterar as regras por estados.

 

Nicole Santana

Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo, e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe.

O post Isenção de IPVA 2022: Descubra as regras atuais por estado! apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?