Não categorizado

Logan termina à frente de Porsche nas 24h de Nurburgring

A corrida de 24 horas de Nurburgring é uma competição de endurance importante no calendário anual de automobilismo. O circuito desafiador coloca os pilotos e os carros em um teste rigoroso de resistência e velocidade, com ondulações na pista e mudanças de altitude. E, em meio aos esportivos, correu o que consideramos o verdadeiro campeão da corrida: um Dacia Logan 2006.

O Dacia Logan foi lançado para ser o carro mais barato da Europa, posto que é hoje ocupado pelo irmão Sandero. Em 2006, o fabricante romeno, com apoio da Renault Sport, lançou a categoria monomarca Logan Cup. Um Logan dessa categoria serviu de ponto de partida para a equipe Ollis Garage participar da corrida de longa duração.

VEJA TAMBÉM: 

A equipe

No lugar do motor 1.6 usado na Logan Cup, entrou um 2.0 16v de um Megane, preparado para render 165 cv. É o mesmo motor utilizado pelo Sandero R.S. brasileiro. A transmissão é manual de cinco marchas, o que limitou um pouco o desempenho do carro nas subidas e retas.

Apesar de atingir velocidades de até 210 km/h, o Logan foi apelidado como o carro mais lento de Nurburgring por seus tempos de volta acima de 12 minutos. Ao volante do carro estavam pilotos experientes: o instrutor de Nurburgring e youtuber Misha Charoudin, Oliver Kriese, Michael Lachmayer e um quarto piloto identificado apenas como “Doom.”

dacia logan nurburgring 1
Equipe contou com “patrocínio” do cachorro de Misha Charoudin e de seus seguidores no YouTube. (Foto: YouTube | Reprodução)

A equipe foi tão bem preparada quanto as estrelas que corriam com carros da GT3, levou um caminhão com peças extras incluindo um motor sobressalente, duas transmissões, fiação elétrica, portas, parachoques e semi-eixos. Com todo esse esforço, o compacto romeno foi capaz de durar todas as 24 horas no Inferno Verde.

A corrida

No pódio da edição 2021 das 24 Horas de Nurburgring ficaram um Porsche 911 GT3 R, um BMW M6 GT3 e um Mercedes-AMG GT3. O valente Dacia Logan ficou na 98ª colocação no placar geral, na frente apenas de um Porsche Cayman que teve problemas mecânicos. Ao todo, 22 carros não conseguiram completar a corrida.

O Logan correu na categoria SP 3, para carros com motor aspirado de até 2 litros. A categoria contou com dois Toyota Corolla Altis tailandeses, um Toyota GT86 e o tradicional Opel Manta “Flying Fox” da década de 80 que participa da corrida anualmente.

O Dacia foi um dos 99 carros a terminar a corrida. (Foto: BRFoto)
Apesar de ser chamado como “o carro mais lento de Nurburgring,” o Logan terminou na frente de um Porsche. (Foto: Ollis Garage | Divulgação)

O Dacia Logan já havia despertado a curiosidade quando a lista de competidores foi divulgada; no final da corrida ele ainda chamou atenção por ter cruzado a linha de chegada logo antes do Porsche 911 da Manthey-Racing, que ficou na primeira colocação. O piloto Misha Charoudin diz que pretende voltar com o Logan na corrida do ano que vem e levar também um segundo carro.

O post Logan termina à frente de Porsche nas 24h de Nurburgring apareceu primeiro em AutoPapo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?