Não categorizado

Marca chinesa bate o martelo e compra fábrica da Mercedes, diz jornal

Great Wall

Parece que teremos mais uma marca chinesa fabricando veículos aqui no Brasil. De acordo com o jornal “O Globo”, a Great Wall irá mesmo comprar a fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis-SP. Apesar de não ter anunciado publicamente, o acordo foi concretizado após uma longa negociação. Agora, ela se junta a Chery, que monta seus veículos no Centro-Oeste, em Anápolis (GO), e em Jacareí, também no interior paulista.

Marca chinesa 

A planta foi inaugurada em 2016. Na época, a montadora alemã investiu cerca de R$ 600 milhões. O local, que tem capacidade para a produção de 20 mil veículos, era utilizado para a fabricação nacional de alguns veículos da montadora alemã. Dentre eles, destaque para a Classe C e o SUV GLA. Porém, ela já não estava sendo utilizada desde o ano passado.

Agora, quem assumirá será uma da grandes empresas do ramo. Segundo a publicação, o negócio foi fechado há duas semanas. Os funcionários da Great Wall ficaram sabendo da aquisição no último dia 25. Um jornal divulgado internamente trouxe uma pequena nota com detalhes da fábrica.

Great Wall
Foto: Divulgação/Great Wall

Não existe muitas informações dos valores. Porém, segundo a agência de notícias Bloomberg, a transação pode envolver centenas de milhares de dólares. Fundada em 1984, a Great Wall Motors é bastante conhecida por conta de suas picapes e SUVs.

Great Wall
Foto: Divulgação/Great Wall

Nos últimos meses, seus movimentos mostraram que o plano de expandir seus negócios fora da China são ambiciosos. Anteriormente, elas adquiriram instalações localizadas na Índia e na Tailândia.

America do Sul

Atualmente, o Brasil é um dos poucos países da América do Sul que não vende veículos produzidos pela Great Wall. Com a nova fábrica, a marca finalmente chegará ao Brasil e terá a companhia das também chinesas Caoa Chery e Jac Motors.

Great Wall
Foto: Divulgação/Great Wall

Além disso, ela colocará seus pés em mais um mercado da América do Sul. Na Argentina, por exemplo, são vendidas as picapes Wingle 5 e Wingle 6.

Great Wall
Foto: Divulgação/Great Wall

Já o mercado chileno é um dos mais importantes para a marca. Em 2020, ela teve um faturamento de US$ 44 milhões. Isso representou 2,8% das vendas mundiais. Por lá, além dos veículos citados acima, também são comercializadas as picapes Poer, Poer Plus e Wingle 7. Sem falar do SUV chamado M4.

Pedro Giordan

Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde abril de 2021. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

O post Marca chinesa bate o martelo e compra fábrica da Mercedes, diz jornal apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?