Não categorizado

Mercado de carros seminovos segue em alta, aponta plataforma

carros seminovos

Os carros seminovos aquecem o mercado automotivo, que enfrenta dificuldades no segmento de 0 km – tanto no quesito economia brasileira, quanto no que diz respeito à falta de suprimentos para a fabricação de novos modelos.

carros seminovos
Toyota Corolla Dynamic Force (Foto: Toyota)

Não há como questionar, o comércio de carros 0 km no mercado brasileiro está caro. Com a crise econômica que o país enfrenta, junto com as dificuldades relacionadas à pandemia do corona vírus, os reajustes no preço de um 0 km é constante. Por isso, uma das grandes alternativas para adquirir um veículo é a busca por seminovos, que têm aquecido o mercado automotivo.

Primeiro semestre do ano tem alta de 54,7% na venda de seminovos

 A venda de carros seminovos cresce constantemente no país. Seja pela manutenção mais em conta, que conquista diversos estilos e gostos, ou pelos reflexos da pandemia, resultando em faltas de peças e montadoras fechadas. Com isso, o primeiro semestre de 2021 registrou alta de 54,7% nas vendas de seminovos.

“O mercado de seminovos é seis vezes maior que o mercado de veículos zero quilômetro e o Brasil é um país com muito potencial para crescimento em tecnologia e digitalização do setor”, afirma o fundador da Karvi, (marketplace que conecta concessionárias e compradores de carros), Matías Fernández Barrio.

Além disso, outro fator que os compradores levam em conta é o custo x benefícios entre um seminovo e um 0 km. Isso porque ao adquirir um seminovo, a probabilidade de ter um carro mais completo e com itens adicionais pelo mesmo valor de um 0 km mais “pelado” é bem alta.

No entanto, é necessário ficar de olho para não cair em “tramoias” que o nicho oferece. Para isso, atente-se em pesquisar em plataformas confiáveis. Além disso, leve o modelo a um mecânico de confiança para uma inspeção completa para ter a certeza de que está tudo em ordem com o veículo.

carros seminovos
Chevrolet Onix Premier (Foto: GM)

Marcas mais procuradas por quem quer um seminovo

De acordo com levantamento da Dryve, startup do segmento de compra e venda de veículos usados no Brasil, a marca Chevrolet é a preferida dos brasileiros que procuram carros seminovos e usados, totalizando 35,7% do total. Em segundo lugar aparece a Fiat com 21,3%, seguida pela Volkswagen 19,19%, Honda 12,68% e Toyota 11,01%. Os dados, levantados entre janeiro e a primeira quinzena de maio deste ano, foram extraídos por meio do monitoramento de milhares de registros de intenção de compra dentro da plataforma da marca.

Segundo o diretor de operações da Dryve, Gustavo Almeida “A procura por automóveis seminovos e usados em 2021 já supera os números do ano passado.”

Os modelos mais procurados no mercado de seminovos

As primeiras colocações em relação aos modelos mais requisitados por quem deseja comprar um veículo seminovo são dominadas por hatches e sedãs. O primeiro lugar fica com Chevrolet Onix com 33,5% da parcela total. A segunda posição é ocupada pelo Toyota Corolla com 20,8%.

Completam o ranking os modelos Honda Civic 17%, Chevrolet Prisma 14,8% e Volkswagen Gol 13,6%, na terceira, quarta e quinta colocação, respectivamente.

carros seminovos
Honda Civic Touring (Foto: Honda)
Nicole Santana

Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo, e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe.

O post Mercado de carros seminovos segue em alta, aponta plataforma apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?