Não categorizado

New Duster e Suzuki Swift para América Latina vão mal em avaliação

New Duster e Suzuki Swift

Os modelos disponíveis para a América Latina do Renault New Duster e Suzuki Swift  receberam “Zero Estrela” nos resultados da avaliação do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe (Latin NCAP). O programa pediu melhorias urgentes aos fabricantes e até recall. Entenda e tenha acesso aos testes oficiais no final da matéria do Garagem360 !

New Duster e Suzuki Swift
Foto: Latin NCAP

Renault New Duster e Suzuki Swift latino- americanos decepcionam na avaliação do Latin NCAP

De acordo com a avaliação do Latin NCAP, por exemplo, o Renault New Duster – que tem produção na América Latina e na Romênia – obteve classificação Zero Estrela. No caso, o Latin NCAP justificou a frustrante nota pelos motivos e resultados:

  • Apenas 29,47% de Proteção de Ocupantes Adultos;
  • 22,93% no quesito Proteção de Ocupantes Infantis;
  • 50,79% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis de Estradas;
  • 34,88% em Sistemas de Assistência de Segurança.
New Duster e Suzuki Swift
Renault New Duster em avaliação. Foto: Latin NCAP

Além disso, o Programa ressaltar que o Renault New Duster não dispõe de airbags laterais de corpo e de proteção lateral de cabeça padrão, como o mesmo modelo oferece na Europa sob.

Dessa forma, para o Latin NCAP,  no caso de um impacto frontal, o carro da Renault demonstrou uma estrutura bem instável, além de perda de combustível.

Assim, o carro viria a falhar e apresentar abertura de portas em um teste regulatório sob a norma UN95. E a avaliação foi além. O New Duster registrou perda de combustível no impacto frontal.

Para o Latin NCAP, tais fatores exigem ações da Renault. Não apenas de melhorias e resolução dos problemas, mas, até mesmo, de um recall das unidades vendidas no mercado.

Foto: Latin NCAP

Leia também: MINI Cooper S Piccadilly: conheça o modelo que vem para o Brasil

Suzuki Swift

Enquanto isso, Suzuki Swift, fabricado no Japão e na Índia, obteve Zero Estrela na avaliação do Latin NCAP. De acordo com o programa, o modelo “peca” (nas versões hatchback e sedan) por apresentar:

  • 15,53% em Proteção de Ocupantes Adultos,
  • 0% em Proteção de Ocupantes Infantis,
  • 66,07% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis de Estradas
  • 6,98% em Sistemas de Assistência de Segurança.
New Duster e Suzuki Swift
Foto: Latin NCAP

Além disso, o Latin NCAP explica que o resultado se deu pela fraca proteção lateral para o adulto e a abertura da porta neste teste.

New Duster e Suzuki Swift
Suzuki Swift em avaliação. Foto: Latin NCAP

Posicionamento do Latin NCAP

“O fraco desempenho de segurança oferecido pela Renault e a Suzuki para os consumidores latinoamericanos é decepcionante e perturbador. O Latin NCAP insta e incentiva a Renault e a Suzuki a melhorar drasticamente a segurança padrão desses modelos o mais rápido possível”, disse Alejandro Furas, Secretário-Geral do Latin NCAP, por nota.

“Os consumidores na América Latina são obrigados a pagar mais do que o preço básico para obter os mesmos equipamentos de segurança que a Renault/Dacia e a Suzuki oferecem como padrão em outros mercados, como a Europa. Em alguns casos, essas marcas nem mesmo as oferecem como opção para a América Latina e o Caribe”, continuou Furas.

Por fim, veja a conclusão do comunicado oficial do Latin NCAP sobre o resultado Zero Estrela dos modelos.

“A segurança básica dos veículos, padrão em mercados de economias maduras, é um direito que os consumidores da América Latina e do Caribe devem exigir sem ter que pagar a mais”.

“Esses elementos de segurança atuam como vacinas para uma das pandemias mais graves, como mortes e ferimentos causados por acidentes de trânsito. Os consumidores têm o direito de receber a mesma vacina fornecida em outro lugar, sem ter que pagar mais por ela”.

Videos oficiais das avaliações

 

Erica Franco

Erica FrancoJornalista por formação, com mais de 15 anos de experiência em redação em geral. Passagens pelo caderno Máquina e Moto Máquina do jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista e site Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros.

O post New Duster e Suzuki Swift para América Latina vão mal em avaliação apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?