Não categorizado

Nissan Leaf é o carro elétrico mais encontrado nas locadoras, diz ABLA

carro elétrico

O Nissan Leaf é o carro elétrico “líder” do setor de aluguel de veículos. É o que aponta a pesquisa feita pela ABLA (Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis). O mesmo levantamento também revela que as locadoras já têm mais de 1.500 carros veículos elétricos. Assim, confirmando a tendência da eletrificação automotiva no País.

Imagem ilustrativa

Locadoras fecharam o 1 º semestre de 2021 com 1.507 veículos elétricos

De acordo com a ABLA, o primeiro semestre de 2021 fechou com a marca exata de 1.507 veículos elétricos disponíveis nas locadoras. Os dados foram levantados por meio do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados).

O segmento dos automóveis representa a maior parcela deste montante. Ou seja, foram levantados 769 unidades de carros elétricos licenciados por empresas de aluguel de veículos.

Dentre os automóveis, o Nissan Leaf é o carro elétrico mais presente nas locadoras, com 246 unidades na frota do setor de aluguel de carros. Em seguida, vem o Caoa Chery Arrizo 5E (126 veículos).

carro elétrico
Caoa Chery Arrizo 5E. Foto: reprodução

Você pode se interessar também porJAC E-JS1 será o carro elétrico mais barato do Brasil; conheça o modelo

Vale ressaltar que a pesquisa considerou veículos elétricos do segmento de automóveis, comerciais leves, caminhões, ciclomotores, ônibus e motos. Conforme mencionado, os carros elétricos correspondem à maior parcela (769). Em seguida, vêm os ciclomotores (141) e as caminhonetes  elétricas (116).

Além disso, a pesquisa aponta 86 motonetas, 61 motocicletas elétricas e 98 ônibus elétricos no setor de locação de veículos. Por exemplo, ciclomotor Dayang Ecooter E1S conta com 138 unidades nas locadoras. Enquanto isso, no segmento de ônibus eletrificados, o BYD E5 é o “líder”, com 100 unidades.

Elétricos por regiões do Brasil

Outro dado levantado pela pesquisa mostra a quantidade de veículos elétricos em locadoras em 2021 por regiões do Brasil. São Paulo é o estado que tem a maior parte da frota eletrificada do setor (767 unidades).

Em seguida vem Minas Gerais (378) e Paraná (119 unidades de veículos elétricos). Então, o Distrito Federal (65) e o Rio de Janeiro (51 unidades). Por fim,  Santa Catarina, com 40 unidades de veículos eletrificados durante o 1 º semestre do ano.

“Para não perder o bonde da história, as locadoras precisam seguir atentas ao avanço da presença dos elétricos”, ressalta o presidente da ABLA, Paulo Miguel Junior, sobre dados. De acordo com o presidente da Associação, os dados mostram a aprovação das pessoas em relação aos veículos elétricos.

“As locadoras estão sendo cada vez mais incluídas entre os principais players de mobilidade urbana. Isso implica em necessidade de nos ajustarmos ainda mais rapidamente às novas tendências”, completa o dirigente da associação.

Nissan Leaf . Foto: Nissan

Sobre o Leaf; o carro elétrico da Nissan

O Nissan Leaf foi lançado no Brasil em 2019. O modelo, atualmente, pode ser encontrado a partir de R$239.900, com motor elétrico de 110 kw (ou 149 cv) a 9.795 rpm. Já a bateria é de 40 kw/h e é capaz de rodar por 240 km com uma carga total.

Para carregar é possível usar carregador portátil. Ou, então, o Wallbox – um ponto de recarga de parede, que é vendido separadamente do modelo. Além disso, destaque para o modo ECO do Nissan Leaf que limita o motor, a fim de economizar bateria e gerar mais energia nas frenagens.

 

Erica Franco

Erica FrancoJornalista por formação, com mais de 15 anos de experiência em redação em geral. Passagens pelo caderno Máquina e Moto Máquina do jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista e site Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros.

O post Nissan Leaf é o carro elétrico mais encontrado nas locadoras, diz ABLA apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?