Não categorizado

Paris implementa novo limite de velocidade de 30 km/h para toda a cidade

A atual prefeita de Paris, Anne Hidalgo, prometeu em campanha no ano passado a diminuição do limite de velocidade no centro da capital francesa. O novo limite de 30 km/h entrou em vigência nessa segunda (30). Os objetivos dessa mudança é reduzir a poluição sonora, as emissões de poluentes dos veículos e aumentar a segurança.

Junto dessa mudança, a prefeita iniciou um projeto para criar mais ciclovias na Cidade Luz. O vice-prefeito David Belliard diz que a meta é reduzir o espaço ocupado pelos carros. Esse novo limite já era aplicado a 60% das vias de Paris, agora será aplicado a todas, incluindo as principais ruas do anel viário e nas autoestradas.

VEJA TAMBÉM:

A famosa avenida Champs Elysées possuía um limite de 50 km/h, já o anel Boulevard Périférique contava com um limite de 70 km/h. Tal redução já foi implementada em outras cidades francesas, como Grenoble e Lille. Bilbao, na Espanha, e Bruxelas, na Bélgica, também implementaram um limite de velocidade mais baixo.

A decisão da prefeitura de Paris divide opiniões

Como esse novo limite fez parte da campanha da prefeita eleita, era de se esperar que a maioria dos cidadão aprovassem. A BBC diz que segundo uma pesquisa de opinião, 59% dos parisienses apoiam o limite de 30 km/h. Porem a parcela que foi contra está sendo bastante vocal em suas opiniões.

A principal critica é de quem mora em subúrbios e dependem do carro para ir trabalhar no centro de Paris. O limite mais baixo deixa o deslocamento mais demorado e pedalar não é uma opção viável. Outra crítica vem da associação 40 Millions d’Automobilistes, que argumenta dizendo que Paris já possui uma taxa baixa de acidentes, sendo a maioria envolvendo ciclistas.

A associação também argumenta que essa redução não irá reduzir a poluição sonora ou as emissões. A BBC também apontou outra associação que vem sendo contra as mudanças, a SaccageParis. O nome significa “destruir Paris” em uma tradução livre, em alusão ao impacto visual negativo que as ciclovias causam nas ruas.

Apesar de tudo isso, a prefeita Hidalgo não parece querer parar com seus projetos para deixar Paris mais verde. O objetivo final é ter uma cidade limpa para receber as Olimpíadas em 2024.

O Boris falou sobre uma chave da Volvo que pode ajudar os parisienses mais distraídos que não querem levar multa:

O post Paris implementa novo limite de velocidade de 30 km/h para toda a cidade apareceu primeiro em AutoPapo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?