Não categorizado

Perda de potência e consumo excessivo? Saiba como resolver!

Perda de potência

Você conhece bem o seu carro? Com o passar dos anos, ele pode começar a apresentar alguns sinais de que as coisas não estão bem. O engasgo do motor (causado pela perda de potência) e o consumo excessivo de combustível são alguns exemplos deles.

Sem esquecer das irregularidades que a marcha lenta pode apresentar. Mas não se preocupe, estes problemas podem ser resolvidos de uma maneira bastante simples. A descarbonização pode ser uma boa saída.

Muitas as vezes, estes sinais citados acima podem estar relacionados ao acumulo de depósitos de carbono em alguns componentes do carro. Este processo é chamado de carbonização. Ele acontece quando resíduos são formados por conta da queima irregular combustível.

No caso, esta irregularidade pode ter sido causada por vários motivos. Um dos principais, segundo especialistas, é o uso combustível adulterada.

Perda de potência
Foto: Pixabay.com

Perda de potência com o carro e consumo excessivo? Saiba como resolver!

Vale lembrar que o óleo do motor e outros fatores também podem causar a carbonização. Com um tempo, os depósitos de carbono vão se acumulando nos bicos injetores, carburadores, em partes dos pistões, válvulas e câmaras de combustão. E isso afeta o desempenho do veículo.

Ou seja, ele começa a engasgar na hora de dar a partida, a gastar mais combustível e a ter irregularidades na marcha lenta. Sem falar que o escapamento pode começar a emitir barulhos indesejáveis. Mas você pode evitar isso.

Perda de potência
Foto: Maxime Agnelli/Unsplash.com

O processo de descarbonização insiste na retirada do carvão acumulado. E ele pode ser feito de duas formas diferentes. Uma delas é usar um descarbonizante. De acordo com o Grupo Universal Automotive System, ele deve ser usado para evitar problemas graves no sistema de ignição e evitar batida de pino.

Não existe uma periodicidade definida, pois depende muito do tipo de combustível e do uso do veículo. Mas quando começar a perceber dificuldade para pegar, marcha lenta irregular e gasto de combustível excessivo é hora de usar o descarbonizante”, diz Felipe Ferrari, do Grupo Universal Automotive Systems.

Você pode escolher entre os mais diversos tipos para usar. Um deles é o aerossol. Neste caso, você, primeiramente, terá que deixar o motor atingir a temperatura normal de trabalho (90 graus). Depois, desconecte a mangueira do filtro de ar da entrada do TBI (ou carburador) e pulverize o produto na entrada. Aqui você deve fazer de forma pausada e com o motor em marcha lenta.

Descarbonização física

Foto: Pixabay.com

A descarbonização física é outro método bastante recomendado por especialistas. No entanto, este deve ser feito apenas em casos mais graves. Os responsáveis pela realização deste serviço irão fazer a abertura dos cilindros e a remoção das válvulas de admissão e escape. Sem falar da raspagem dos depósitos de carbono dos coletores.

Durante o processo, as peças do motor recebem um banho químico. Já o coletor de escape será desmontado e limpo.

Outras formas de resolver a perda de potência e aumento de consumo

Perda de potência
Foto: Pixabay.com

A descarbonização do motor não é a única forma de resolver a perda de potência. Este problema pode está sendo causado também por outros fatores. E para resolver este problema, você pode fazer a manutenção ou substituição dos injetores ou a verificação das velas de ignição. No caso do aumento de consumo, ele pode ser resolvido, por exemplo, com a troca do filtro de ar.

Com informações de QC Veículos, Grupo Universal Automotive System e Auto Livraria Best Cars

Pedro Giordan

Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde abril de 2021. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

O post Perda de potência e consumo excessivo? Saiba como resolver! apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?