Não categorizado

Peugeot 208 elétrico, o e-208 GT, começa a ser vendido no Brasil

Anunciado junto com o restante da linha há um ano, em setembro de 2020, o Peugeot e-208 GT finalmente foi lançado no Brasil. O modelo é o primeiro carro 100% elétrico da marca francesa a ser vendido por aqui. O preço é de R$ 244.990. Os 20 primeiros compradores do modelo garantirão uma estação de recarga doméstica da WEG.

Destaque do modelo é a performance: o motor elétrico entrega imediatamente 26,5 kgfm e 136 cavalos de potência (100 kW), que permite ao modelo acelerar de 0 a 100km/h em apenas 8,3 segundos. Há três modos de condução disponíveis, e a escolha fica a critério de quem está ao volante, de acordo com a necessidade do momento.

A versão elétrica vem importada da França
A aceleração de zero a 100km/h é cumprida em 8,3 segundos

VEJA TAMBÉM:

O modo “Eco” tem como foco a otimização da autonomia; já o “Drive” é indicado para garantir o conforto ideal nos deslocamentos do dia a dia, enquanto o “Sport” prioriza o desempenho, utilizando-se da potência e torque máximos.

O câmbio tipo joystick dispõe de cinco modos de seleção: P (Park – estacionamento), D (Drive), N (Neutro), R (Ré) e B Mode. Este último atua de modo a garantir regeneração da bateria, otimizando a autonomia do veículo. O condutor pode escolher entre “moderado”, para sensações semelhantes às de um veículo a combustão, e “aumentado”, para uma desaceleração controlada pelo pedal do acelerador.

Autonomia do 208 elétrico

Através do painel digital é possível acompanhar o funcionamento do motor elétrico e do conjunto de baterias
O interior do modelo europeu é mais refinado que o nacional
O console central é diferente do modelo nacional e traz freio de estacionamento eletrônico…
… que libera espaço para um amplo porta-objetos

Com 50 kWh de capacidade, o Peugeot e-208 GT é capaz de percorrer até 340 km com carga completa (ciclo WLTP). O veículo pode ser carregado em tomadas convencionais do tipo residenciais ou em carregadores rápidos por meio de um plug (presente no mesmo local de abastecimento da versão a combustão).

O Peugeot e-208 GT pode ter 80% da bateria carregada em menos de 30 minutos, caso o usuário utilize uma estação de recarga de 100 kW (o que, na prática, significa recuperar cerca de 270 km de autonomia) – os dados de utilização e consumo da bateria e do powertrain elétrico são ilustrados no painel. A bateria tem 8 anos de garantia, com limite de quilometragem de 160 mil km.

Como recarregar o e-208

Os 20 primeiros compradores levarão o wallbox de brinde
O cabo de carregamento vem em uma bolsa
O motor elétrico na dianteira produz 136 cv e 26,5 kgfm

O sistema é composto por um plug Type 2, para corrente alternada (AC), e plug CCS-2, para corrente continua (DC). O carregamento começa imediatamente após a conexão do cabo, e o usuário acompanha o status a partir das luzes indicativas de recarga (branco = abertura para conexão do plug; verde: piscante = em carregamento e fixo = carga completa; vermelho = anomalia/problema na recarga). Para soltar o plug, basta destravar as portas do veículo.

Poder de carga: tempo previsto (bateria kW a 80%)

1,8 kW (tomada doméstica) 24h56
11 kW / 22 kW 04h03
7,4 kW 06h02
50 kW 53 minutos
100 kW 30 minutos

Plataforma CMP

O Peugeot 208 marcou a estreia da produção de hatches na plataforma CMP (Common Modular Platform), que tem como vantagem ser multienergia, ou seja, ela pode ser otimizada para versões térmicas e elétricas na mesma linha de produção.

Isso quer dizer, por exemplo, que mesmo com uma bateria de 220 litros de densidade acoplada debaixo do piso do veículo, a arquitetura da plataforma do e-208 GT permite, segunda a marca, manter o mesmo volume de porta-malas da versão a combustão (311 litros), assim como o espaço para os ocupantes.

Para rodar com plena segurança no Brasil, a engenharia local incrementou o pacote para proteção da bateria, com aplicação de chapas metálicas (ao invés de plásticas) em toda a região do assoalho e também na área abaixo do cofre.

As bandejas de suspensão do e-208 GT ganharam reforços, assim como os pneus, que também tiveram as medidas mantidas, mas aqui são do tipo run flat.

Fotos: Peugeot | Divulgação

O post Peugeot 208 elétrico, o e-208 GT, começa a ser vendido no Brasil apareceu primeiro em AutoPapo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?