Não categorizado

PL prevê CNH apenas para carros com câmbio automático

PL prevê CNH apenas para carros com câmbio automático

Com o passar dos anos, carros com câmbio automático se tornaram bastante populares. Uma das qualidades de um carro assim é que você não precisa ficar trocando de marcha no meio do trânsito. Ou seja, oferece mais conforto para o condutor. Aqui no Brasil, um Projeto de Lei, que ainda está sendo tramitado pelo Senado Federal, pode permitir que as pessoas tirem a CNH apenas para carros automáticos.

É isso mesmo que você leu. A informação é da Agência Senado. De acordo com ela, a PL 2.955/2021 prevê que os motoristas de todo o Brasil possam fazer um registro em suas carteiras de habilitação para dirigir apenas carros automáticos.

Ela  tem como autor o senador Eduardo Gomes (MDB-TO) e altera uma outra lei. No caso, estamos falando do Código Brasileiro de Trânsito (Lei 9.503/1997).

CNH
Foto: Pixabay.com

PL propõe CNH para carros com câmbio automático

O projeto, que visa a existência de uma CNH para carros com câmbio automático apenas, ainda aguarda designação de relator. Caso esta proposta for aprovada, o método para tirar esta CNH seria o mesmo que estamos acostumados.

Os interessados terão que agendar e fazer uma prova prática de direção no veículo automático. Um ponto importante é que caso você queira retirar a restrição, você deverá fazer a prova prática com um carro mecânico.

CNH
Foto: Pixabay.com

Mas cuidado: você não poderá mais dirigir um carro de transmissão contrária. Segundo o texto da proposta, o motorista que for flagrado conduzindo um carro manual ganhará uma multa. Sem falar que terá o carro retido até um condutor habilitado se apresentar. Isso porque esta infração será considerada uma infração gravíssima.

E qual seria a justificativa para isso? Segundo Eduardo Gomes, o aumento da comercialização de veículos automáticos é um dos motivos. Ele também disse que as leis de trânsito precisam estar de acordo com as evoluções.

De fato, a condução de veículos equipados com câmbio manual requer maior destreza e habilidade, razão pela qual o Contran exige que o candidato realize as provas no modelo manual. No entanto, diante do fato de que enorme parcela dos condutores hoje dirige apenas veículos automáticos, não há razão para que o exame de direção veicular não acompanhe este cenário”, conta Eduardo Gomes à Agência Senado.

CNH
Foto: Divulgação/Hyundai

Aproveite e veja: Tudo sobre o Fiat Toro 2022

O Contran terá um prazo de 180 dias para regulamentar o tema. Isso também vale para os centros de formação se adaptarem. Mas isso pode demorar um pouco. Ela ainda passará por um processo.  E ele começa com a aprovação do Senado.

Caso isso aconteça, ele passará para  a Câmara dos Deputados onde será analisada e votada. A sanção do presidente acontece depois dela ser aprovada na fase anterior. Isso se não tiver que ser revisada pelo Senado.

Brasil e carros automáticos

CNH
Foto: Markus Spiske/Unsplash.com

A relação do brasileiro com os carros equipados com transmissão automática vem desde muito tempo. O primeiro carro que trouxe este equipamento foi o Oldsmobile de 1940. Esta marca era controlada pela General Motors.

No entanto, foram dois brasileiros que teriam criado a peça durante a década anterior. Os nome dos responsáveis eram José Braz Araripe e Fernando Lemos. E o primeiro era parente de um escritor bastante famoso: Paulo Coelho.

De acordo com a revista “Quatro Rodas”, Coelho contou a história do seu tio-avô para o jornalista Fernando Morais durante a produção de sua biografia. O jornalista também apurou e confirmou a história da transmissão hidromática.

(Com informações de Agência Senado e Quatro Rodas)

Pedro Giordan

Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde abril de 2021. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

O post PL prevê CNH apenas para carros com câmbio automático apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?