Não categorizado

Prazo para tirar CNH 2022 volta a ser de 12 meses; entenda

Motoristas de aplicativo

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) restabeleceu o prazo máximo de 12 meses para conclusão do processo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), contado a partir de 1º de janeiro de 2022 *. A decisão é da semana passada e foi publicada no Diário Oficial da União como Deliberação Contran nº 248/21. Veja mais detalhes sobre o prazo para a CNH 2022!

Conheça os valores da CNH em SO bem como as taxas do Detran
(Foto: InstaCarro)

Contran restabelece 12 meses de prazo para tirar a CNH 2022

O prazo para tirar a CNH estava suspenso por tempo indeterminado, como medida para diminuir os impactos da pandemia da covid-19 no Brasil. Pela decisão do Contran, quem tinha processo ativo até 31 de dezembro de 2020, agora terá até 31 de dezembro de 2022 para conclui-lo.

Atualmente, o processo para requerer a carteira de habilitação inclui exames de aptidão física e psicológica e aulas teóricas com duração de 45 horas/aula, seguidas de uma prova. Na etapa seguinte, é preciso fazer um curso prático de direção com, no mínimo, 20 horas/aula tanto para a categoria A (motocicleta) quanto para categoria B (automóvel). Após todas essas etapas, o candidato faz a prova prática.

CNH 2022
(Foto: Kheemo Jungco/Unsplash.com)

Para as Autoescolas

O Contran também prorrogou, por um ano, contado desde 3 de novembro de 2021, os prazos para uso dos veículos de aprendizagem em centros de formação de condutores.

Pelas regras, os veículos utilizados por autoescolas devem ter tempo máximo de uso. Na categoria A, por exemplo, o prazo é de cinco anos, excluído o ano de fabricação. Para a categoria B, o prazo é de até oito anos, sem contar o ano de fabricação.

Por fim, vale esclarecer que o Contran é o conselho responsável pela criação de normas que regulamentam a Política Nacional de Trânsito do nosso País. Além disso, ele coordena demais órgãos relacionados ao trânsito, por exemplo> os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans).

*Com autorização da  Agência Brasil

Erica Franco

Erica FrancoJornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno “Máquina e Moto” do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem 360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

O post Prazo para tirar CNH 2022 volta a ser de 12 meses; entenda apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?