Não categorizado

Rolls-Royce terá elétrico, após mais de 1 século pensando sobre o assunto

Rolls-Royce

Os carros elétricos estão ganhando as ruas em todo o mundo. Várias marcas disponibilizam modelos dos mais variados tamanhos e preços. E esta onda fez com que até mesmo uma das marcas de carros mais tradicionais de todo o mundo anunciasse um modelo assim. Trata-se da Rolls-Royce Motor Cars. Ela está pronta para lançar seu primeiro carro do tipo.

A centenária marca de carros irá lançar o Spectre. Este anúncio histórico foi feito na última quarta-feira (29/09) pelo CEO da empresa Torsten Müller-Ötvös. De acordo com a montadora, as primeiras unidades começarão a ser entregues para seus clientes entre outubro e dezembro de 2023. Enquanto isso, os testes nas ruas não devem demorar.

Rolls-Royce
Rolls-Royce Spectre (Foto: Divulgação/Rolls-Royce)

Rolls-Royce Spectre será o primeiro carro elétrico da marca britânica; conheça

Os preços estimados também não foram informados. Mas a expectativa é que ele esteja bem próximo de carros premium com Porsche Taycan e Tesla Model S. A marca conta que testes globais serão realizados. O tamanho do trajeto será o mesmo que 400 anos de uso. Ou seja, 2,5 milhões de quilômetros.

Rolls-Royce
Rolls-Royce Spectre (Foto: Divulgação/Rolls-Royce)

“Hoje é o dia mais importante da história da Rolls-Royce Motor Cars desde 4 de maio de 1904. Hoje, 117 anos depois, tenho orgulho de confirmar que a Rolls-Royce irá começar os testes em vias públicas de um extraordinário novo produto que irá elevar a revolução elétrica automotiva e criar o primeiro – e da mais fina qualidade – produto de superluxo em seu segmento. Este não é um protótipo. É o modelo real, que será testado aos olhos de todos e nossos clientes receberão as primeiras entregas do automóvel a partir do último trimestre de 2023”, disse Ötvös em comunicado.

E ele mal chegou e já está chamando bastante atenção. Principalmente pelo contexto histórico. Sem falar de tudo o que envolve a escolha do nome. O lançamento do novo veículo da Rolls-Royce é uma profecia que se cumpre 121 anos depois.

Mais precisamente em abril de 1900. Um homem galês disse que “o automóvel elétrico é esplendidamente silencioso e limpo. Não há nenhum odor ou vibração e será muito pertinente quando estações de recarga forem uma realidade. Mas não acredito que sejam operacionais neste momento – ao menos por muitos anos”. Isso após dar uma volta em um veículo elétrico Columbia.

Collumbia pilotado por Charles Stewart Rolls (Foto: Divulgação/Rolls-Royce)

Esta frase foi dita por nada mais nada menos que Charles Stewart Rolls, co-fundador da marca. Agora, chegou a vez da fabricante entrar no mundo dos veículos eletrificados. Para escolher o nome da novidade, a marca fez questão de escolher um nome evocativo e especial para o momento. Ela diz ainda que assim como os nomes outros nomes já usados, o nome Spectre se mantem ao legado do chamado” entorno etéreo”.

Rumo à eletrificação

Rolls-Royce 102EX (Foto: Divulgação/Rolls-Royce)

O Rolls-Royce Spectre será o primeiro veículo totalmente elétrico da marca. Dos seus irmãos a combustão, ele trará a chamada “Arquitetura de Luxo” apresentada em 2016 pelo Phantom. E foi justamente a versão anterior deste modelo que foi usado pela marca para a marca realizar testes com veículos elétricos. Trata-se do 102EX.

Posteriormente, mais um teste. Desta vez com o conceito 103EX Vision Next 100. Agora, será a vez do Spectre fazer história.

Rolls-Royce 103EX Vision Next 100 (Foto: Divulgação/Rolls Royce)

E esta década será decisiva para a marca. Isso porque Müller-Ötvös diz que todos a marca contará apenas com carros elétricos a partir da próxima década. Ou seja, ela se juntará a todas as outras marcas que possuem metas parecidas.

 

 

Pedro Giordan

Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde abril de 2021. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

O post Rolls-Royce terá elétrico, após mais de 1 século pensando sobre o assunto apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?