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Sabe como surgiu o freio a disco ventilado? Confira!

Nas corridas automobilísticas os freios são tão importantes quanto a aceleração e a velocidade dos carros. Além da utilidade óbvia de segurança, se o dispositivo for eficiente ele permite que o piloto freie mais tarde e ganhe alguma vantagem em relação aos seus adversários.

Contudo, nos primórdios das corridas nos anos 1930 os carros de corrida ultrapassavam os 100 km/h, mas não tinham um dispositivo de frenagem à altura. Isso os deixava propensos ao superaquecimento e a um desempenho inconsistente.

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Os freios a disco, mais eficientes e confiáveis do que os a tambor, começaram a ser utilizados apenas em 1950 pela Jaguar no modelo C-Type guiado por Sir Stirling Moss. A mudança permitiu Moss dar uma volta em todo o pelotão no Grande Prêmio de Rheims de 1952 e atingir uma velocidade média de 100 km/h.

Contudo, a mudança ainda estava longe da perfeição e fez o setor automobilístico buscar por melhorias durante uma década. Afinal, os discos do freio ainda sofriam com o superaquecimento e, vez ou outra, sofriam o famoso fenômeno fading.

Início do freio a disco ventilado da Porsche

As coisas começaram a mudar em 1965 com uma ideia da Porsche. Na época a fabricante alemã preparava o 906-8 Bergspyder para Gerhard Mitter disputar o European Hill Climb Championship. E, para isso, o piloto alemão exigia melhorias no desempenho das frenagens, uma vez que o modelo da Porsche tinha 255 cv de potência e pesava apenas 570 kg.

Com tanta velocidade, os alemães precisavam de um sistema de freio à altura.

Para isso, desenvolveu o disco de parede dupla com orifícios perfurados entre as faces do disco. Agora comum, a construção dos freios permitiu que o ar circulasse com mais eficácia, resfriando-os por mais tempo e permitindo que o desempenho de frenagem permanecesse constante.

A tecnologia foi instalada nos freios dianteiros do Bergspyder, e isso permitiu que Mitter fosse mais agressivo nas curvas, o que o tornava mais rápido. O sucesso foi tão grande que, no ano seguinte, o freio a disco ventilado estava presente 911 S e, na época, foi considerada a tecnologia mais importante que a Porsche transferiu das pistas para as ruas.

Hoje, os freios ventilados estão disponíveis em carros de diversas marcas, até mesmo populares.

A “gasolina limpa” é outra importante invenção da Porsche e, inicialmente, abastecerá os carros de competição

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