Não categorizado

Saiba como e quais dados da CNH podemos consultar pela internet

Saiba como e quais dados da CNH podemos consultar pela internet

A internet é uma das grandes invenções da história da humanidade. Com ela, nós podemos nos divertir, nos informar e resolver diversas pendências. E um dos serviços que você pode fazer é consultar a situação da sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Você pode conferir diversos dados dela usando sites de órgãos ligados ao governo, como Detran e Denatran (que hoje está em processo de unificação com a Senatran).

Mas você sabe quais dados você pode conferir? E como fazer isso? A Karvi – startup de compra e venda de carros – listou algumas dicas de como utilizar os serviços. Confira a seguir!

Foto: Pixabay.com

Saiba como e quais dados da CNH podemos consultar pela internet

Vale lembrar que existem diferenças entre as duas entidades de trânsito. O Detran é um órgão estadual de trânsito. Ou seja, vária de cada lugar.

Já o Denatran (que está se fundindo com a Senatran) cuida dos assuntos ligados ao trânsito em âmbito nacional. E ambos podem ser úteis para fazer suas consultas, visto que oferecem alguns recursos online.

CNH
Foto: Pixabay.com

Os dados que você pode encontrar pode variar de acordo com o site. A maioria exige o uso do CPF para este fim. Vamos começar falando de como fazer isso por meio do site do Detran.

Como falamos acima, este órgão é estadual. Isso significa que o mais recomendado é o condutor usar o site do que estado em que ele mora. Claro, nem todos os lugares possuem os recursos online. Um destes estados que possui estes serviços é o Detran-SP. No site deles, você pode usar mais os mais de 40 serviços ligados a sua CNH.

CNH
Portal do Detran-SP (Foto: Reprodução/Detran-SP)

Um deles é com relação aos pontos na carteira. De acordo com eles, você pode consultar os pontos acumulados. Além disso, você pode fazer a emissão da certidão que mostra todas as infrações nos  últimos 12 meses. Outro site que possui informações é o do Detran-PR.

Senatran / Denatran

A Senatran também pode ser bastante útil (vide imagem abaixo).  Ao chegar na página oficial, é possível encontrar ícones. Você deve clicar no que está escrito “Condutor”. Então, neste link terão as informações do que é preciso fazer para obter as informações acerca da CNH.

Vale ressaltar que você precisará fazer um cadastro, caso não ainda não tenha feito. Este mesmo login e senha poderá ser usado em outros serviços ligados ao Governo Federal. Depois de ter feito tudo isso, você chegará a uma tela pedindo para você selecionar a sua CNH.

A Senatran também pode ser bastante útil para consultar CNH
Foto: Governo Federal

Pronto! Agora você pode conferir diversos dados da carteira selecionada. Dentre eles, destaque para: foto de Habilitação, dados do condutor (nome, data de nascimento, CPF, nomes dos parentes, endereço e entre outros) e dados da habilitação (número de registro, Validade, município e entre outros) e Bloqueios ativos.

Ele também pode ser interessante para quem for viajar para outro país. Isso porque você pode consultar dados da Permissão Internacional de Direção.

Aproveite e veja também: Tudo sobre o Fiat Mobi 2022 Preços, Ficha Técnica, Fotos e Mais!

Por aplicativo

Foto: Pixabay.com

Um outro método bastante recomendado para consultar dados da CNH é o aplicativo chamado “Carteira Digital de Trânsito”. Este recurso também é ligado ao governo. Ele tem como principal atributo o fato de você pode consultar a sua habilitação a qualquer momento, só usando o celular. Sem falar que ela tem a mesma validade dos documentos em papel.

Você também pode consultar alguns dados. Nele, você encontrará um menu exclusivo somente para infrações, por exemplo.

Para fazer o cadastro neste sistema, você precisa ter o código de segurança da CNH. Ou seja, o QR Code que está na parte traseira da CNH. Vale lembrar ainda que esta carteira é pessoal.

 

Pedro Giordan

Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde abril de 2021. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

O post Saiba como e quais dados da CNH podemos consultar pela internet apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?